ALFABETIZAR E LETRAR: A ALEGRIA NO PROCESSO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135066 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8461 "inscrito_id" => 8902 "titulo" => "ALFABETIZAR E LETRAR: A ALEGRIA NO PROCESSO" "resumo" => "Considerando que alfabetização e letramento são processos indissociáveis e distintos e que o letramento não é um fenômeno único, mas sim plural e situado em diferentes contextos culturais e tecnológicos, o presente trabalho objetiva estabelecer relações entre os processos de alfabetização e letramento (s) e os preceitos de uma aprendizagem significativa, pautada na alegria ou da satisfação cultural como defende o pedagogo francês Georges Snyder (1988). Serão enfatizados o letramento literário, letramento matemático e letramento crítico desenvolvendo assim uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, dando a conhecer possibilidades de práticas pedagógicas centradas no prazer de aprendizagem rigorosa , mas capaz de gerar alegria entre os envolvidos. A metodologia utilizada trata-se de uma abordagem qualitativa, pautada em revisão bibliográfica, para esse dim recorremos aos seguintes autores Paulo Freire ( 2013 ); Magda Soares ( 2011 ); D’Ambrósio (2011 ); George Snyder (1988); Lev. Vygotsky ( 1987); Jerome Bruner ( 2001); Roxane Rojo (200) dentre outros. Os resultados indicam que referindo-se à ideia de que, na sociedade contemporânea, não basta apenas dominar a leitura e a escrita, pois, em um mundo cada vez mais digital e multimodal, os indivíduos precisam desenvolver diferentes formas de letramentos para interagir com textos, imagens, vídeos, mídias digitais e diversas linguagens presentes no cotidiano e que práticas pedagógicas que priorizem o prazer e a motivação intrínseca, abordam que o conceito de alegria na escola, não se refere apenas ao bem-estar momentâneo, mas à construção de um ambiente de aprendizagem que favoreça o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID8902_TB8461_23062025121224.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES MARTINS" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "prof.con@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135066 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8461 "inscrito_id" => 8902 "titulo" => "ALFABETIZAR E LETRAR: A ALEGRIA NO PROCESSO" "resumo" => "Considerando que alfabetização e letramento são processos indissociáveis e distintos e que o letramento não é um fenômeno único, mas sim plural e situado em diferentes contextos culturais e tecnológicos, o presente trabalho objetiva estabelecer relações entre os processos de alfabetização e letramento (s) e os preceitos de uma aprendizagem significativa, pautada na alegria ou da satisfação cultural como defende o pedagogo francês Georges Snyder (1988). Serão enfatizados o letramento literário, letramento matemático e letramento crítico desenvolvendo assim uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, dando a conhecer possibilidades de práticas pedagógicas centradas no prazer de aprendizagem rigorosa , mas capaz de gerar alegria entre os envolvidos. A metodologia utilizada trata-se de uma abordagem qualitativa, pautada em revisão bibliográfica, para esse dim recorremos aos seguintes autores Paulo Freire ( 2013 ); Magda Soares ( 2011 ); D’Ambrósio (2011 ); George Snyder (1988); Lev. Vygotsky ( 1987); Jerome Bruner ( 2001); Roxane Rojo (200) dentre outros. Os resultados indicam que referindo-se à ideia de que, na sociedade contemporânea, não basta apenas dominar a leitura e a escrita, pois, em um mundo cada vez mais digital e multimodal, os indivíduos precisam desenvolver diferentes formas de letramentos para interagir com textos, imagens, vídeos, mídias digitais e diversas linguagens presentes no cotidiano e que práticas pedagógicas que priorizem o prazer e a motivação intrínseca, abordam que o conceito de alegria na escola, não se refere apenas ao bem-estar momentâneo, mas à construção de um ambiente de aprendizagem que favoreça o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID8902_TB8461_23062025121224.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES MARTINS" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "prof.con@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }