Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES NEURODIVERGENTES: UMA REVISÃO DA LITERATURA DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo busca mapear as tecnologias assistivas utilizadas no ensino da Matemática para estudantes Neurodivergentes, com base na literatura publicada nos últimos cinco anos. A inclusão de estudantes neurodivergentes têm sido ampliada com o uso de tecnologias assistivas. A neurodivergência concerne em indivíduos que possuem um funcionamento neurológico diferenciado, estão englobados neste conceito o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) a Dislexia, entre outras. Nesse contexto, a tecnologia assistiva oferece recursos e serviços que ampliam a aprendizagem e a autonomia desse público. Destaca-se também a relevância da Matemática para o cotidiano, ao desenvolver habilidades aplicáveis à vida diária de todos os estudantes, em particular os neurodivergentes. A metodologia deste estudo consiste em uma revisão de literatura, a qual analisou artigos de bases acadêmicas reconhecidas, tais como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Scielo e Google Acadêmico em um recorte temporal dos últimos 5 anos. A busca por estudos utilizou o operador boleaño AND associado a combinação de palavras como: Tecnologia Assistiva AND Educação Matemática AND Neurodivergente. Os resultados apontaram a partir da busca realizada, tanto na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) quanto na base de dados Scielo, não foram encontrados estudos específicos, enquanto o Google Acadêmico identificou 69 estudos com a temática pesquisada. Para análise sistemática foram escolhidos 10 trabalhos que apontam recursos como softwares de comunicação alternativa, aplicativos, recursos visuais e dispositivos móveis e que eles têm sido amplamente utilizados para promover a aprendizagem matemática de estudantes com diferentes perfis neurodivergentes. As neurodivergências mais recorrentes encontradas neste acervo foram: TEA, TDAH e Dislexia. Este estudo, reforça a importância da tecnologia assistiva como ferramenta de acessibilidade e equidade na Educação Matemática, objetivando contribuir para aprendizagem e autonomia nas práticas sociais que exigem habilidade nessa área.

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