A GINCANA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA SOB A ÓTICA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134600 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7766 "inscrito_id" => 16637 "titulo" => "A GINCANA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA SOB A ÓTICA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA" "resumo" => "A escola como um espaço de formação integral e que confere voz aos adolescentes, transformando-os em sujeitos de representatividade tem sido a premissa nas políticas de recomposição da aprendizagem e escola das adolescências. Destarte o estudo tem o objetivo de apresentar como a gincana escolar colabora na promoção de uma formação que contemple não apenas os aspectos cognitivos, mas também os socioafetivos dos estudantes. Metodologicamente, fundamenta-se em uma abordagem qualitativa de natureza básica, caracterizada por um relato de experiência, que permitiu a observação direta dos resultados alcançados durante a realização da Gincana de Páscoa em uma Escola Municipal no Estado Rio Grande do Norte. Nesse sentido, o estudo enfatiza o papel articulador da coordenação pedagógica, responsável por inovar e implementar estratégias que viabilizem um ambiente de aprendizagem dinâmico, inclusivo e participativo. A gincana, surge como uma ferramenta capaz de promover a interação, o protagonismo estudantil e o fortalecimento dos vínculos interpessoais por meio da prática lúdica e colaborativa, demonstrando que que a atividade não se restringiu à diversão: o evento evidenciou o talento, a criatividade e o empenho dos alunos, superando expectativas com apresentações marcadas por momentos de brilho, emoção e elevado envolvimento. A ação promoveu não apenas o desenvolvimento de habilidades cognitivas, mas, também habilidades essenciais, como o trabalho em equipe, a cooperação, a criatividade, o respeito, a empatia, o pensamento crítico e a expressão oral e corporal, consolidando uma experiência que transcende o âmbito festivo. Conclui-se, como instrumento didático, revela-se uma estratégia para a promoção da educação integral, contribuindo de forma significativa para a formação de indivíduos comprometidos com seu processo de aprendizagem. Essa abordagem evidencia a importância estratégias que integrem práticas lúdicas com objetivos educacionais sistematizados e intencionais, garantindo que a aprendizagem se estenda muito além do ambiente escolar e dos momentos específicos celebrados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16637_TB7766_29042025221146.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WAGNER RHAUAN BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WAGNER RHAUAN" "autor_email" => "wagner.rhauan2@icloud.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134600 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7766 "inscrito_id" => 16637 "titulo" => "A GINCANA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA SOB A ÓTICA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA" "resumo" => "A escola como um espaço de formação integral e que confere voz aos adolescentes, transformando-os em sujeitos de representatividade tem sido a premissa nas políticas de recomposição da aprendizagem e escola das adolescências. Destarte o estudo tem o objetivo de apresentar como a gincana escolar colabora na promoção de uma formação que contemple não apenas os aspectos cognitivos, mas também os socioafetivos dos estudantes. Metodologicamente, fundamenta-se em uma abordagem qualitativa de natureza básica, caracterizada por um relato de experiência, que permitiu a observação direta dos resultados alcançados durante a realização da Gincana de Páscoa em uma Escola Municipal no Estado Rio Grande do Norte. Nesse sentido, o estudo enfatiza o papel articulador da coordenação pedagógica, responsável por inovar e implementar estratégias que viabilizem um ambiente de aprendizagem dinâmico, inclusivo e participativo. A gincana, surge como uma ferramenta capaz de promover a interação, o protagonismo estudantil e o fortalecimento dos vínculos interpessoais por meio da prática lúdica e colaborativa, demonstrando que que a atividade não se restringiu à diversão: o evento evidenciou o talento, a criatividade e o empenho dos alunos, superando expectativas com apresentações marcadas por momentos de brilho, emoção e elevado envolvimento. A ação promoveu não apenas o desenvolvimento de habilidades cognitivas, mas, também habilidades essenciais, como o trabalho em equipe, a cooperação, a criatividade, o respeito, a empatia, o pensamento crítico e a expressão oral e corporal, consolidando uma experiência que transcende o âmbito festivo. Conclui-se, como instrumento didático, revela-se uma estratégia para a promoção da educação integral, contribuindo de forma significativa para a formação de indivíduos comprometidos com seu processo de aprendizagem. Essa abordagem evidencia a importância estratégias que integrem práticas lúdicas com objetivos educacionais sistematizados e intencionais, garantindo que a aprendizagem se estenda muito além do ambiente escolar e dos momentos específicos celebrados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16637_TB7766_29042025221146.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WAGNER RHAUAN BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WAGNER RHAUAN" "autor_email" => "wagner.rhauan2@icloud.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }