Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O estágio supervisionado desempenha um papel central na formação dos pedagogos, possibilitando a articulação entre teoria e prática e promovendo uma compreensão ampla da realidade educacional. O estudo tem como objetivo refletir sobre a importância dessa experiência na construção das competências docentes, analisando as vivências dos alunos-estagiários e as práticas observadas no ambiente escolar. A pesquisa está fundamentada nos referenciais teóricos, como Pimenta e Lima (2012), que destacam o estágio como espaço essencial para o desenvolvimento profissional. Metodologicamente, foram realizadas entrevistas com estagiários e observações diretas das práticas pedagógicas realizadas no Campo do Estágio em Escolas Públicas Municipais de Saquarema/RJ. Os resultados apontam que o estágio favorece a adaptação de atividades ao contexto dos alunos e o aprimoramento prático na formação dos estagiários, através da criação de ambientes inclusivos e o uso de recursos pedagógicos diversificados, como metodologias lúdicas e tecnologias educacionais. A importância da flexibilidade docente na construção de um ensino dinâmico e participativo, promove a exploração de espaços externos à sala de aula, também se mostrou relevante para ampliar as experiências sensoriais e cognitivas dos estudantes matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado na Educação Infantil. O estágio supervisionado é um período essencial na formação dos pedagogos, as práticas educacionais na educação infantil precisam ser difundidas para os estudantes de graduação em pedagogia proporcionando maior refinamento na análise e direcionamento do aprendizado, proporcionando vivências enriquecedoras que fortalecem a identidade profissional e promovem uma prática reflexiva e crítica da docência.

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