"FAZ A DIFERENÇA": A PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DO MÉDIO INTEGRADO DO IFPA CAMPUS MARABÁ INDUSTRIAL SOBRE O AUXÍLIO PERMANÊNCIA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134356 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7367 "inscrito_id" => 15967 "titulo" => ""FAZ A DIFERENÇA": A PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DO MÉDIO INTEGRADO DO IFPA CAMPUS MARABÁ INDUSTRIAL SOBRE O AUXÍLIO PERMANÊNCIA." "resumo" => "Em 2024, a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) consolidou-se por meio da Lei nº 14.914 (BRASIL, 2024). Contudo, desde que o PNAES se tornou realidade, conforme o Decreto n 7.234, de 19 de julho de 2010 (BRASIL, 2010), tem sido objeto de análise em investigações científicas acerca de seu impacto, conquistas e desafios. A literatura aponta êxito do programa em elevar o desempenho acadêmico, reduzir a evasão e aumentar a diplomação (PINTO, 2015; BRITO et al., 2022; CASPEDES et al., 2021; DIAS; OLIVEIRA, 2022; JULIÃO et al., 2022; KROTH; BARTH, 2022; SILVA; SAMPAIO, 2022; ARAÚJO et al., 2022). Entretanto, também é bastante comum encontrar análises quanto à necessidade de mais recursos para atender à demanda e/ou críticas ao declínio destes (ANDRADE; TAVARES, 2023; BRITO et al., 2022; BUENO, 2022; CUNHA; RAGGI, 2016; ESTRADA; RADAELLI, 2017; FERREIRA; SOUZA, 2018; KROTH; BARTH, 2022; NASCIMENTO, 2012). Em nossa pesquisa, aplicamos questionários com escala de Likert aos alunos egressos e ex-bolsistas PNAES do ensino médio integrado em eletromecânica e informática do Campus Marabá Industrial do Instituto Federal do Pará (IFPA), com matrículas entre 2017 e 2019, com o objetivo de avaliar o impacto econômico das bolsas de auxílio permanência da assistência estudantil, e obtivemos 50 respostas. A maior parte dos egressos concordou que o valor do auxílio era satisfatório (48%), concordou plenamente que ajudava muito nas despesas com transporte (48%), concordou que ajudava muito nas despesas com alimentação (40%) e concordou que ajudava muito em outras despesas suas e da família (36%). Os resultados reforçam a importância do auxílio permanência, especialmente no custeio de transporte e alimentação, corroborando o impacto positivo do PNAES na vida dos estudantes de baixa renda. Contudo, é importante ressaltar que esses valores certamente sofreram enorme desvalorização desde 2022, quando a maioria dos entrevistados já havia concluído o curso." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15967_TB7367_28042025150243.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYANA PEREIRA BRITO" "autor_nome_curto" => "THAYANA" "autor_email" => "thayanapbritto@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134356 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7367 "inscrito_id" => 15967 "titulo" => ""FAZ A DIFERENÇA": A PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DO MÉDIO INTEGRADO DO IFPA CAMPUS MARABÁ INDUSTRIAL SOBRE O AUXÍLIO PERMANÊNCIA." "resumo" => "Em 2024, a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) consolidou-se por meio da Lei nº 14.914 (BRASIL, 2024). Contudo, desde que o PNAES se tornou realidade, conforme o Decreto n 7.234, de 19 de julho de 2010 (BRASIL, 2010), tem sido objeto de análise em investigações científicas acerca de seu impacto, conquistas e desafios. A literatura aponta êxito do programa em elevar o desempenho acadêmico, reduzir a evasão e aumentar a diplomação (PINTO, 2015; BRITO et al., 2022; CASPEDES et al., 2021; DIAS; OLIVEIRA, 2022; JULIÃO et al., 2022; KROTH; BARTH, 2022; SILVA; SAMPAIO, 2022; ARAÚJO et al., 2022). Entretanto, também é bastante comum encontrar análises quanto à necessidade de mais recursos para atender à demanda e/ou críticas ao declínio destes (ANDRADE; TAVARES, 2023; BRITO et al., 2022; BUENO, 2022; CUNHA; RAGGI, 2016; ESTRADA; RADAELLI, 2017; FERREIRA; SOUZA, 2018; KROTH; BARTH, 2022; NASCIMENTO, 2012). Em nossa pesquisa, aplicamos questionários com escala de Likert aos alunos egressos e ex-bolsistas PNAES do ensino médio integrado em eletromecânica e informática do Campus Marabá Industrial do Instituto Federal do Pará (IFPA), com matrículas entre 2017 e 2019, com o objetivo de avaliar o impacto econômico das bolsas de auxílio permanência da assistência estudantil, e obtivemos 50 respostas. A maior parte dos egressos concordou que o valor do auxílio era satisfatório (48%), concordou plenamente que ajudava muito nas despesas com transporte (48%), concordou que ajudava muito nas despesas com alimentação (40%) e concordou que ajudava muito em outras despesas suas e da família (36%). Os resultados reforçam a importância do auxílio permanência, especialmente no custeio de transporte e alimentação, corroborando o impacto positivo do PNAES na vida dos estudantes de baixa renda. Contudo, é importante ressaltar que esses valores certamente sofreram enorme desvalorização desde 2022, quando a maioria dos entrevistados já havia concluído o curso." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15967_TB7367_28042025150243.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYANA PEREIRA BRITO" "autor_nome_curto" => "THAYANA" "autor_email" => "thayanapbritto@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }