Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIOLÊNCIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL:COMO A GESTÃO ESCOLAR BUSCAR A MELHOR MANEIRA PARA ENFRENTA-LAS.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo mostrar como a violência escolar na educação infantil está presente no cotidiano escolar, mostrando que não há apenas violência física, mas há outras formas de violência como a psicológica e a simbólica, e enfatizar as maneiras de como a gestão escolar traça estratégias para lidar com tal situação. É importante salientar que os conflitos escolares gerados por crianças passam despercebidos, porque a visão que sem tem é de que crianças estão apenas sendo “rebeldes”, por isso a importância de metodologias inovadoras para lidar com os conflitos geradores de violência no âmbito escolar, para que esses atos não gerem traumas futuros e em alguns momentos silenciados por estas crianças e postergados a vida adulta. A metodologia adotada para amparar a escrita deste trabalho é embasado no método quantitativo, através da coleta de dados, bem como o embasamentos teóricos-metodológicos e análise das informações a partir de pesquisas em bancos de dados de artigos (Google Acadêmico, Scielo, etc) e referências bibliográficas como Arroyo (2007), Loureiro (2008), Mariotto (2009), Ortega (2002),Paro (2010),Silva (2016), que versam sobre o tema violência na educação infantil e gestão escolar. A proposta surgiu a partir das experiências vivenciadas durante o estágio em educação infantil, despertando o interesse em buscar mais sobre essa temática. É importante salientar que existem várias práticas pedagógicas ultrapassadas que são adotadas pela gestão escolar e corpo docente que acabam incutindo a reprodução dessas violências de forma natural e contínua. Destaca-se conceitos sobre violências e suas manifestações na sociedade e nas escolas, trazendo algumas considerações sobre o papel dos gestores. Finalmente, recomenda algumas ações para a gestão escolar e para a elaboração de políticas públicas educacionais, no sentido de prevenir e lidar com situações de violência escolar e a importância de novos olhares para seu enfrentamento.

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