Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

"FORTALECIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS POR MEIO DA FORMAÇÃO DOCENTE DO PIBID"

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho discute a relevância do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) como estratégia de fortalecimento da alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. Considerando os desafios enfrentados pelas escolas públicas brasileiras no processo de alfabetização, especialmente nos primeiros anos escolares, o PIBID surge como uma política pública que contribui para a formação inicial de professores ao mesmo tempo em que beneficia diretamente o ensino-aprendizagem nas salas de aula. A proposta central do programa é aproximar os estudantes de licenciatura da realidade educacional, por meio de experiências práticas supervisionadas em escolas públicas, promovendo uma vivência pedagógica significativa. No contexto da alfabetização, essa atuação tem se mostrado especialmente eficaz, pois permite aos bolsistas observar, planejar e executar atividades didáticas voltadas ao desenvolvimento da leitura e da escrita, com o suporte de professores experientes e da universidade. Entre os principais resultados alcançados, destacam-se o aprimoramento das práticas pedagógicas voltadas à alfabetização, o aumento do engajamento dos alunos e o enriquecimento da formação dos futuros professores. Além disso, fortalece-se o vínculo entre universidade e escola, promovendo um espaço de troca de saberes e construção coletiva do conhecimento. Dessa forma, o PIBID se mostra uma importante iniciativa para enfrentar os desafios da alfabetização no Brasil, ao mesmo tempo em que investe na formação crítica, reflexiva e prática dos novos docentes. A valorização desse programa é essencial para garantir uma educação de qualidade e mais equitativa desde os primeiros anos escolares.

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