Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIÁLOGOS INTERARTES NA ARTE NEGRA CONTEMPORÂNEA: DEFINIÇÕES TEÓRICAS E PROPOSTAS PRÁTICAS PARA O ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133944
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6751
    "inscrito_id" => 14954
    "titulo" => "DIÁLOGOS INTERARTES NA ARTE NEGRA CONTEMPORÂNEA: DEFINIÇÕES TEÓRICAS E PROPOSTAS PRÁTICAS PARA O ENSINO"
    "resumo" => "A presente pesquisa busca abordar os diálogos interartes percebidos no campo da arte de autoria negra contemporânea sob uma perspectiva pedagógica. Partindo desta perspectiva, trata-se de como utilizar das relações interartes em sala de aula a fim de apresentar as diferentes formas de expressão artística de autoria negra na contemporaneidade. Desse modo, o objetivo geral do artigo é apresentar as intersecções e pontos de encontro entre diferentes obras de arte de autoria negra que permitam uma prática interartes em sala de aula focalizada na produção artística e cultural negra brasileira. Com este fim, busca-se contextualizar as definições de arte negra e afro-brasileira na contemporaneidade como forma de delimitar uma noção clara do termo no estudo, apresentar um conjunto de obras contemporâneas de autoria negra e estudar suas relações e diálogos a partir dos estudos interartes e intermidiáticos e estruturar uma proposta prática para o ensino que integre as obras estudadas em atividades pedagógicas voltadas a exploração de diálogos interartes. No estudo da produção artística negra brasileira, destacam-se as contribuições de Conduru (2007), Mattos (2020) Paiva (2022) e Menezes (2018, 2022). Já para a delimitação das relações interartes, baseia-se nos estudos interartes desenvolvidos por Clüver (1997, 2006, 2011), Lima (2013) e Teixeira e Freitas (2020). Por fim, é apresentada uma seleção de obras literárias, pictóricas, cinematográficas e musicais de autoria negra a serem incorporadas em uma prática pedagógica que buscará exercitar tanto o letramento em questões sociais relevantes, principalmente o letramento racial, como em modalidades midiáticas distintas, contribuindo assim para a efetivação dos multiletramentos no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14954_TB6751_08042025224110.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALLAN KAYAN DIAS CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ALLAN"
    "autor_email" => "kayandias2003@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133944
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6751
    "inscrito_id" => 14954
    "titulo" => "DIÁLOGOS INTERARTES NA ARTE NEGRA CONTEMPORÂNEA: DEFINIÇÕES TEÓRICAS E PROPOSTAS PRÁTICAS PARA O ENSINO"
    "resumo" => "A presente pesquisa busca abordar os diálogos interartes percebidos no campo da arte de autoria negra contemporânea sob uma perspectiva pedagógica. Partindo desta perspectiva, trata-se de como utilizar das relações interartes em sala de aula a fim de apresentar as diferentes formas de expressão artística de autoria negra na contemporaneidade. Desse modo, o objetivo geral do artigo é apresentar as intersecções e pontos de encontro entre diferentes obras de arte de autoria negra que permitam uma prática interartes em sala de aula focalizada na produção artística e cultural negra brasileira. Com este fim, busca-se contextualizar as definições de arte negra e afro-brasileira na contemporaneidade como forma de delimitar uma noção clara do termo no estudo, apresentar um conjunto de obras contemporâneas de autoria negra e estudar suas relações e diálogos a partir dos estudos interartes e intermidiáticos e estruturar uma proposta prática para o ensino que integre as obras estudadas em atividades pedagógicas voltadas a exploração de diálogos interartes. No estudo da produção artística negra brasileira, destacam-se as contribuições de Conduru (2007), Mattos (2020) Paiva (2022) e Menezes (2018, 2022). Já para a delimitação das relações interartes, baseia-se nos estudos interartes desenvolvidos por Clüver (1997, 2006, 2011), Lima (2013) e Teixeira e Freitas (2020). Por fim, é apresentada uma seleção de obras literárias, pictóricas, cinematográficas e musicais de autoria negra a serem incorporadas em uma prática pedagógica que buscará exercitar tanto o letramento em questões sociais relevantes, principalmente o letramento racial, como em modalidades midiáticas distintas, contribuindo assim para a efetivação dos multiletramentos no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14954_TB6751_08042025224110.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALLAN KAYAN DIAS CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ALLAN"
    "autor_email" => "kayandias2003@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A presente pesquisa busca abordar os diálogos interartes percebidos no campo da arte de autoria negra contemporânea sob uma perspectiva pedagógica. Partindo desta perspectiva, trata-se de como utilizar das relações interartes em sala de aula a fim de apresentar as diferentes formas de expressão artística de autoria negra na contemporaneidade. Desse modo, o objetivo geral do artigo é apresentar as intersecções e pontos de encontro entre diferentes obras de arte de autoria negra que permitam uma prática interartes em sala de aula focalizada na produção artística e cultural negra brasileira. Com este fim, busca-se contextualizar as definições de arte negra e afro-brasileira na contemporaneidade como forma de delimitar uma noção clara do termo no estudo, apresentar um conjunto de obras contemporâneas de autoria negra e estudar suas relações e diálogos a partir dos estudos interartes e intermidiáticos e estruturar uma proposta prática para o ensino que integre as obras estudadas em atividades pedagógicas voltadas a exploração de diálogos interartes. No estudo da produção artística negra brasileira, destacam-se as contribuições de Conduru (2007), Mattos (2020) Paiva (2022) e Menezes (2018, 2022). Já para a delimitação das relações interartes, baseia-se nos estudos interartes desenvolvidos por Clüver (1997, 2006, 2011), Lima (2013) e Teixeira e Freitas (2020). Por fim, é apresentada uma seleção de obras literárias, pictóricas, cinematográficas e musicais de autoria negra a serem incorporadas em uma prática pedagógica que buscará exercitar tanto o letramento em questões sociais relevantes, principalmente o letramento racial, como em modalidades midiáticas distintas, contribuindo assim para a efetivação dos multiletramentos no ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.