DIÁLOGOS INTERARTES NA ARTE NEGRA CONTEMPORÂNEA: DEFINIÇÕES TEÓRICAS E PROPOSTAS PRÁTICAS PARA O ENSINO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133944 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6751 "inscrito_id" => 14954 "titulo" => "DIÁLOGOS INTERARTES NA ARTE NEGRA CONTEMPORÂNEA: DEFINIÇÕES TEÓRICAS E PROPOSTAS PRÁTICAS PARA O ENSINO" "resumo" => "A presente pesquisa busca abordar os diálogos interartes percebidos no campo da arte de autoria negra contemporânea sob uma perspectiva pedagógica. Partindo desta perspectiva, trata-se de como utilizar das relações interartes em sala de aula a fim de apresentar as diferentes formas de expressão artística de autoria negra na contemporaneidade. Desse modo, o objetivo geral do artigo é apresentar as intersecções e pontos de encontro entre diferentes obras de arte de autoria negra que permitam uma prática interartes em sala de aula focalizada na produção artística e cultural negra brasileira. Com este fim, busca-se contextualizar as definições de arte negra e afro-brasileira na contemporaneidade como forma de delimitar uma noção clara do termo no estudo, apresentar um conjunto de obras contemporâneas de autoria negra e estudar suas relações e diálogos a partir dos estudos interartes e intermidiáticos e estruturar uma proposta prática para o ensino que integre as obras estudadas em atividades pedagógicas voltadas a exploração de diálogos interartes. No estudo da produção artística negra brasileira, destacam-se as contribuições de Conduru (2007), Mattos (2020) Paiva (2022) e Menezes (2018, 2022). Já para a delimitação das relações interartes, baseia-se nos estudos interartes desenvolvidos por Clüver (1997, 2006, 2011), Lima (2013) e Teixeira e Freitas (2020). Por fim, é apresentada uma seleção de obras literárias, pictóricas, cinematográficas e musicais de autoria negra a serem incorporadas em uma prática pedagógica que buscará exercitar tanto o letramento em questões sociais relevantes, principalmente o letramento racial, como em modalidades midiáticas distintas, contribuindo assim para a efetivação dos multiletramentos no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14954_TB6751_08042025224110.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLAN KAYAN DIAS CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "ALLAN" "autor_email" => "kayandias2003@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133944 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6751 "inscrito_id" => 14954 "titulo" => "DIÁLOGOS INTERARTES NA ARTE NEGRA CONTEMPORÂNEA: DEFINIÇÕES TEÓRICAS E PROPOSTAS PRÁTICAS PARA O ENSINO" "resumo" => "A presente pesquisa busca abordar os diálogos interartes percebidos no campo da arte de autoria negra contemporânea sob uma perspectiva pedagógica. Partindo desta perspectiva, trata-se de como utilizar das relações interartes em sala de aula a fim de apresentar as diferentes formas de expressão artística de autoria negra na contemporaneidade. Desse modo, o objetivo geral do artigo é apresentar as intersecções e pontos de encontro entre diferentes obras de arte de autoria negra que permitam uma prática interartes em sala de aula focalizada na produção artística e cultural negra brasileira. Com este fim, busca-se contextualizar as definições de arte negra e afro-brasileira na contemporaneidade como forma de delimitar uma noção clara do termo no estudo, apresentar um conjunto de obras contemporâneas de autoria negra e estudar suas relações e diálogos a partir dos estudos interartes e intermidiáticos e estruturar uma proposta prática para o ensino que integre as obras estudadas em atividades pedagógicas voltadas a exploração de diálogos interartes. No estudo da produção artística negra brasileira, destacam-se as contribuições de Conduru (2007), Mattos (2020) Paiva (2022) e Menezes (2018, 2022). Já para a delimitação das relações interartes, baseia-se nos estudos interartes desenvolvidos por Clüver (1997, 2006, 2011), Lima (2013) e Teixeira e Freitas (2020). Por fim, é apresentada uma seleção de obras literárias, pictóricas, cinematográficas e musicais de autoria negra a serem incorporadas em uma prática pedagógica que buscará exercitar tanto o letramento em questões sociais relevantes, principalmente o letramento racial, como em modalidades midiáticas distintas, contribuindo assim para a efetivação dos multiletramentos no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14954_TB6751_08042025224110.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLAN KAYAN DIAS CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "ALLAN" "autor_email" => "kayandias2003@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }