Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA: DESAFIO DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135250
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8737
    "inscrito_id" => 15073
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA: DESAFIO DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este texto tem como objetivo discutir acerca das práticas pedagógicas frente aos desafios enfrentados pelos docentes com atuação em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental (2º e 5º ano) no aprendizado das habilidades e competências exigidas nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, alinhado à BNCC (2017). O estudo justifica-se diante da necessidade de refletir a organização do trabalho docente no interior do âmbito escolar, onde professores apontam uma preocupação quanto a progressão dos alunos, recorrentes em anos anteriormente, não tendo sido atendido o processo de formação devido: introduzidos, aprofundados e consolidados, em relação aos conteúdos seguindo cada etapa, em coformidade com cada ano escolar, como rege a BNCC e às competências gerais da Educação Básica. Quanto à metodologia optamos pela pesquisa de natureza qualitativa do tipo documental e bibliográfica, a partir de questionários aplicados com professores, atuantes em uma escola Pública da Rede Municipal de ensino de Campina Grande, Paraíba. Concluimos que, os dados apontam evidências de alunos que enfrentam severas dificuldades nos campos de leitura, escrita, interpretação textual e as quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão). Essas dificuldades partem também da falta de formação de professores com foco na consolidação da alfabetização e aplicação dos conteúdos da matemática a cada ano escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15073_TB8737_23062025221231.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNUSKA RANOICA DE OLIVEIRA MACARIO"
    "autor_nome_curto" => "ANNUSKA"
    "autor_email" => "profannuska@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135250
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8737
    "inscrito_id" => 15073
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA: DESAFIO DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este texto tem como objetivo discutir acerca das práticas pedagógicas frente aos desafios enfrentados pelos docentes com atuação em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental (2º e 5º ano) no aprendizado das habilidades e competências exigidas nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, alinhado à BNCC (2017). O estudo justifica-se diante da necessidade de refletir a organização do trabalho docente no interior do âmbito escolar, onde professores apontam uma preocupação quanto a progressão dos alunos, recorrentes em anos anteriormente, não tendo sido atendido o processo de formação devido: introduzidos, aprofundados e consolidados, em relação aos conteúdos seguindo cada etapa, em coformidade com cada ano escolar, como rege a BNCC e às competências gerais da Educação Básica. Quanto à metodologia optamos pela pesquisa de natureza qualitativa do tipo documental e bibliográfica, a partir de questionários aplicados com professores, atuantes em uma escola Pública da Rede Municipal de ensino de Campina Grande, Paraíba. Concluimos que, os dados apontam evidências de alunos que enfrentam severas dificuldades nos campos de leitura, escrita, interpretação textual e as quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão). Essas dificuldades partem também da falta de formação de professores com foco na consolidação da alfabetização e aplicação dos conteúdos da matemática a cada ano escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15073_TB8737_23062025221231.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNUSKA RANOICA DE OLIVEIRA MACARIO"
    "autor_nome_curto" => "ANNUSKA"
    "autor_email" => "profannuska@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir acerca das práticas pedagógicas frente aos desafios enfrentados pelos docentes com atuação em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental (2º e 5º ano) no aprendizado das habilidades e competências exigidas nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, alinhado à BNCC (2017). O estudo justifica-se diante da necessidade de refletir a organização do trabalho docente no interior do âmbito escolar, onde professores apontam uma preocupação quanto a progressão dos alunos, recorrentes em anos anteriormente, não tendo sido atendido o processo de formação devido: introduzidos, aprofundados e consolidados, em relação aos conteúdos seguindo cada etapa, em coformidade com cada ano escolar, como rege a BNCC e às competências gerais da Educação Básica. Quanto à metodologia optamos pela pesquisa de natureza qualitativa do tipo documental e bibliográfica, a partir de questionários aplicados com professores, atuantes em uma escola Pública da Rede Municipal de ensino de Campina Grande, Paraíba. Concluimos que, os dados apontam evidências de alunos que enfrentam severas dificuldades nos campos de leitura, escrita, interpretação textual e as quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão). Essas dificuldades partem também da falta de formação de professores com foco na consolidação da alfabetização e aplicação dos conteúdos da matemática a cada ano escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.