Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EXPERIMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO CRÍTICA: A ATUAÇÃO DO PIBID QUÍMICA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA-CE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133913
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6707
    "inscrito_id" => 2434
    "titulo" => "A EXPERIMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO CRÍTICA: A ATUAÇÃO DO PIBID QUÍMICA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA-CE"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desempenha um papel fundamental na formação inicial de professores, ao aproximar os licenciandos da realidade escolar e contribuir para a sua construção identitária como futuros educadores. O contato com o ambiente escolar desde o início da graduação permite que esses estudantes desenvolvam competências pedagógicas, reflitam sobre sua atuação docente e compreendam os desafios da profissão. Nesse contexto, a experimentação surge como uma estratégia pedagógica fulcral no processo ensino aprendizagem, fomentando a contextualização e aplicação prática de conceitos científicos. Nesse ínterim, esse trabalho tem por finalidade enfatizar a prática pedagógica associada a experimentação no ensino de ciências e seus impactos na aprendizagem por meio das ações desenvolvidas pelos licenciandos em Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus Itapipoca e em instituições de ensino da rede municipal da cidade a qual o referido centro acadêmico está localizado. As ações partiram de bolsistas do PIBID, pertencentes ao curso de Licenciatura em Química, no ano de 2023, sendo realizadas experimentações e analogias a situações cotidianas envolvendo conceitos da química e da física. O público-alvo da ação foram estudantes do 7° e 8° ano do ensino fundamental II. Os resultados evidenciaram o impacto positivo da experimentação na aprendizagem dos estudantes, contribuindo para o aumento do pela aula, o fortalecimento do vínculo com os conteúdos didáticos e o pensamento crítico sobre os fenômenos observados. Dessa forma, o PIBID se consolida como um espaço para a articulação entre teoria e prática, valorizando metodologias ativas fortalecendo a formação inicial de professores para os desafios da sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2434_TB6707_28042025134202.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO RODRIGUES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO"
    "autor_email" => "rodrigooliveira22052003@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133913
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6707
    "inscrito_id" => 2434
    "titulo" => "A EXPERIMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO CRÍTICA: A ATUAÇÃO DO PIBID QUÍMICA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA-CE"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desempenha um papel fundamental na formação inicial de professores, ao aproximar os licenciandos da realidade escolar e contribuir para a sua construção identitária como futuros educadores. O contato com o ambiente escolar desde o início da graduação permite que esses estudantes desenvolvam competências pedagógicas, reflitam sobre sua atuação docente e compreendam os desafios da profissão. Nesse contexto, a experimentação surge como uma estratégia pedagógica fulcral no processo ensino aprendizagem, fomentando a contextualização e aplicação prática de conceitos científicos. Nesse ínterim, esse trabalho tem por finalidade enfatizar a prática pedagógica associada a experimentação no ensino de ciências e seus impactos na aprendizagem por meio das ações desenvolvidas pelos licenciandos em Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus Itapipoca e em instituições de ensino da rede municipal da cidade a qual o referido centro acadêmico está localizado. As ações partiram de bolsistas do PIBID, pertencentes ao curso de Licenciatura em Química, no ano de 2023, sendo realizadas experimentações e analogias a situações cotidianas envolvendo conceitos da química e da física. O público-alvo da ação foram estudantes do 7° e 8° ano do ensino fundamental II. Os resultados evidenciaram o impacto positivo da experimentação na aprendizagem dos estudantes, contribuindo para o aumento do pela aula, o fortalecimento do vínculo com os conteúdos didáticos e o pensamento crítico sobre os fenômenos observados. Dessa forma, o PIBID se consolida como um espaço para a articulação entre teoria e prática, valorizando metodologias ativas fortalecendo a formação inicial de professores para os desafios da sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2434_TB6707_28042025134202.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO RODRIGUES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO"
    "autor_email" => "rodrigooliveira22052003@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desempenha um papel fundamental na formação inicial de professores, ao aproximar os licenciandos da realidade escolar e contribuir para a sua construção identitária como futuros educadores. O contato com o ambiente escolar desde o início da graduação permite que esses estudantes desenvolvam competências pedagógicas, reflitam sobre sua atuação docente e compreendam os desafios da profissão. Nesse contexto, a experimentação surge como uma estratégia pedagógica fulcral no processo ensino aprendizagem, fomentando a contextualização e aplicação prática de conceitos científicos. Nesse ínterim, esse trabalho tem por finalidade enfatizar a prática pedagógica associada a experimentação no ensino de ciências e seus impactos na aprendizagem por meio das ações desenvolvidas pelos licenciandos em Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus Itapipoca e em instituições de ensino da rede municipal da cidade a qual o referido centro acadêmico está localizado. As ações partiram de bolsistas do PIBID, pertencentes ao curso de Licenciatura em Química, no ano de 2023, sendo realizadas experimentações e analogias a situações cotidianas envolvendo conceitos da química e da física. O público-alvo da ação foram estudantes do 7° e 8° ano do ensino fundamental II. Os resultados evidenciaram o impacto positivo da experimentação na aprendizagem dos estudantes, contribuindo para o aumento do pela aula, o fortalecimento do vínculo com os conteúdos didáticos e o pensamento crítico sobre os fenômenos observados. Dessa forma, o PIBID se consolida como um espaço para a articulação entre teoria e prática, valorizando metodologias ativas fortalecendo a formação inicial de professores para os desafios da sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.