APRENDER COM A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA CAMINHADA DO PROCESSO FORMATIVO DO ENSINO
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Os estudantes evocaram cinco palavras que lembram o referido tema indutor, explicaram suas evocações e depois destacaram a palavra evocada mais importante, explicando a sua escolha. Percebemos duas abordagens bem nítidas. Uma delas diz respeito aos exames, provas, medir, com fins de identificar os conhecimentos aprendidos. A outra abordagem demonstra a necessidade do acompanhamento, do acolher, do entender como as aprendizagens ocorrem. Percebe-se que dois pressupostos são bem singulares nessas respostas. Um deles diz da avaliação como “ato de examinar”, sendo esse processo estático, excludente e pontual. O outro, pressuposto da avaliação, diz do “ato de avaliar”, sendo esse processual, dinâmico e amoroso, como bem expressa o eminente pesquisador Luckesi. O educador deve ter muito claro o que pretende avaliar, que instrumentos devem ser usados, como vai avaliar, que construção é feita em seu planejamento, como pensa em executar e avaliar seus educandos com coerência. A reflexão de aprendizagens de formação deve possibilitar o desenvolvimento de competências, habilidades e valores, entre outros aspectos. Esforços, desse modo, precisam ser dinamizados para descobrir em que aspectos estão ocorrendo as aprendizagens, buscando-se tomar decisões para superar dificuldades. Essas, decisões, devem ocorrer com sentimento de paciência e amorosidade, uma vez que cada estudante tem um modo particular de aprender. Conclui-se com base nas reflexões da pesquisa do percurso formativo que avaliar os conhecimentos são imprescindíveis, mas entrar em contato como o que podemos aprender com a avaliação da aprendizagem na caminhada formativa do ensino é uma emergência." 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