Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS EM ALAGOAS: CAMINHOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA), apesar de representar uma importante oportunidade de acesso à escolarização para pessoas que não conseguiram concluir seus estudos na idade apropriada, ainda enfrenta muitos desafios. Tais desafios são resultados de um processo histórico de exclusão social, desvalorização da formação básica e a ausência de políticas públicas eficazes. Neste estudo, de abordagem qualitativa, a partir de análises documentais e referências que tratam do desenvolvimento histórico da EJA no estado e os principais entraves no processo de ensino-aprendizagem, fundamentando-se em autores como Rummert e Ventura (2007), Da Silva (2022) e Freire (2022), além de dados sobre a realidade educacional local, foram analisadas as políticas públicas voltadas para a modalidade. Segundo dados da Secretaria de Educação de Alagoas, apenas 12% dos matriculados na EJA concluem o ciclo em que ingressaram, o que evidencia o alto índice de evasão e reforça os desafios apontados. Os resultados indicam que a precarização do ensino, a ausência de estratégias pedagógicas contextualizadas e a marginalização social dos educandos da EJA contribuem para a reprodução das desigualdades educacionais. Diante desse cenário, destaca-se a urgência de práticas pedagógicas que reconheçam e valorizem os saberes desses sujeitos, promovendo uma formação crítica e emancipatória. Assim, o fortalecimento da EJA em Alagoas requer um compromisso de educadores e gestores na construção de uma educação pública inclusiva e de qualidade.

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