DANÇAS E LUTAS AFRO-BRASILEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: IDENTIFICANDO POSSIBILIDADES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133641 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6339 "inscrito_id" => 12899 "titulo" => "DANÇAS E LUTAS AFRO-BRASILEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: IDENTIFICANDO POSSIBILIDADES" "resumo" => "O estudo objetivou mapear e analisar os estudos que tematizem as danças e lutas de origens afro-brasileiras na Educação Física escolar. Para fundamentar a discussão, foi realizada uma revisão de literatura sobre as relações étnico-raciais no Brasil, como o racismo afeta a sociedade e como as ações afirmativas contribuem para diminuir o impacto do racismo no país. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa que recorreu a uma pesquisa bibliográfica, através do mapeamento da produção acadêmica no campo da Educação Física Escolar sobre as relações étnicas, tendo como foco o ensino de Dança e Luta. Nossa fonte de acesso foram as plataformas que tem revistas da área de Educação Física com foco em estudos socioculturais e pedagógicos: Scielo e a Lilacs. Para seleção dos artigos utilizamos termos com operadores booleanos: Educação Física e Relações étnico-raciais ou Afro-brasileira ou Cultura Afro-descente ou termos similares Afr*, tendo o recorte do Ensino de Dança e Luta na Escola. Como critério de inclusão: produções em língua portuguesa e disponíveis de forma integral e gratuita. E como critérios de exclusão: produções que não tematizem o ensino de Dança ou Luta na Educação Física Escolar. Não houve recorte temporal para a seleção das produções, de forma a localizar o movimento de inserção desta discussão na área, sendo 2003 um ano chave para as produções acerca do tema. Localizamos as produções por combinação, sendo identificado 68 produções, que após leitura dos resumos resultaram em 4 produções que tratam da temática, sendo 2 sobre Luta, 2 sobre Dança. O mapeamento da produção da área sobre o tema indica uma produção ainda incipiente e que há um consenso em relação a abordagem sobre os conteúdos relacionados a cultura afro-brasileira da necessidade de discutir e relacionar os aspectos sociais e históricos daquela expressão corporal e não focar somente em técnicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12899_TB6339_08042025204725.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON MATHEUS LEITE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON" "autor_email" => "jefferson_mls@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133641 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6339 "inscrito_id" => 12899 "titulo" => "DANÇAS E LUTAS AFRO-BRASILEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: IDENTIFICANDO POSSIBILIDADES" "resumo" => "O estudo objetivou mapear e analisar os estudos que tematizem as danças e lutas de origens afro-brasileiras na Educação Física escolar. Para fundamentar a discussão, foi realizada uma revisão de literatura sobre as relações étnico-raciais no Brasil, como o racismo afeta a sociedade e como as ações afirmativas contribuem para diminuir o impacto do racismo no país. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa que recorreu a uma pesquisa bibliográfica, através do mapeamento da produção acadêmica no campo da Educação Física Escolar sobre as relações étnicas, tendo como foco o ensino de Dança e Luta. Nossa fonte de acesso foram as plataformas que tem revistas da área de Educação Física com foco em estudos socioculturais e pedagógicos: Scielo e a Lilacs. Para seleção dos artigos utilizamos termos com operadores booleanos: Educação Física e Relações étnico-raciais ou Afro-brasileira ou Cultura Afro-descente ou termos similares Afr*, tendo o recorte do Ensino de Dança e Luta na Escola. Como critério de inclusão: produções em língua portuguesa e disponíveis de forma integral e gratuita. E como critérios de exclusão: produções que não tematizem o ensino de Dança ou Luta na Educação Física Escolar. Não houve recorte temporal para a seleção das produções, de forma a localizar o movimento de inserção desta discussão na área, sendo 2003 um ano chave para as produções acerca do tema. Localizamos as produções por combinação, sendo identificado 68 produções, que após leitura dos resumos resultaram em 4 produções que tratam da temática, sendo 2 sobre Luta, 2 sobre Dança. O mapeamento da produção da área sobre o tema indica uma produção ainda incipiente e que há um consenso em relação a abordagem sobre os conteúdos relacionados a cultura afro-brasileira da necessidade de discutir e relacionar os aspectos sociais e históricos daquela expressão corporal e não focar somente em técnicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12899_TB6339_08042025204725.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON MATHEUS LEITE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON" "autor_email" => "jefferson_mls@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }