EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133534 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6195 "inscrito_id" => 14510 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "A inclusão de alunos com deficiência no contexto escolar é um desafio constante, especialmente nas aulas de Educação Física, onde as atividades físicas e esportivas demandam adaptações para garantir a participação de todos, como está previsto na Lei 13.146, a qual foi instituída Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Este artigo tem como objetivo analisar os desafios e as estratégias adotadas no processo de ensino e aprendizagem da Educação Física, focando na inclusão de alunos com deficiência. A pesquisa explora as barreiras pedagógicas, sociais e estruturais enfrentadas pelos educadores, como a falta de recursos adequados, a preparação dos professores e a resistência de alguns alunos e da comunidade escolar em aceitar a diversidade. Além disso, o estudo aborda as práticas pedagógicas que podem ser implementadas para garantir a efetiva inclusão de estudantes com deficiência, enfatizando a importância de atividades adaptadas que promovam a participação ativa e o desenvolvimento físico, social e emocional desses alunos. A análise também considera a relevância de um ambiente escolar acessível, que favoreça a integração dos alunos com deficiência, além de apontar a necessidade de formação continuada para os profissionais de Educação Física, a fim de capacitá-los para lidar com as especificidades do atendimento a esse público. Ao final, o artigo propõe soluções e recomendações para superar os desafios encontrados, como a criação de estratégias pedagógicas flexíveis, o uso de tecnologias assistivas e a colaboração entre os profissionais da escola, visando uma Educação Física inclusiva e de qualidade para todos os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID14510_TB6195_09052025222800.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA PEREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "DANIELA PEREIRA" "autor_email" => "danielamarinhop@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133534 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6195 "inscrito_id" => 14510 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "A inclusão de alunos com deficiência no contexto escolar é um desafio constante, especialmente nas aulas de Educação Física, onde as atividades físicas e esportivas demandam adaptações para garantir a participação de todos, como está previsto na Lei 13.146, a qual foi instituída Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Este artigo tem como objetivo analisar os desafios e as estratégias adotadas no processo de ensino e aprendizagem da Educação Física, focando na inclusão de alunos com deficiência. A pesquisa explora as barreiras pedagógicas, sociais e estruturais enfrentadas pelos educadores, como a falta de recursos adequados, a preparação dos professores e a resistência de alguns alunos e da comunidade escolar em aceitar a diversidade. Além disso, o estudo aborda as práticas pedagógicas que podem ser implementadas para garantir a efetiva inclusão de estudantes com deficiência, enfatizando a importância de atividades adaptadas que promovam a participação ativa e o desenvolvimento físico, social e emocional desses alunos. A análise também considera a relevância de um ambiente escolar acessível, que favoreça a integração dos alunos com deficiência, além de apontar a necessidade de formação continuada para os profissionais de Educação Física, a fim de capacitá-los para lidar com as especificidades do atendimento a esse público. Ao final, o artigo propõe soluções e recomendações para superar os desafios encontrados, como a criação de estratégias pedagógicas flexíveis, o uso de tecnologias assistivas e a colaboração entre os profissionais da escola, visando uma Educação Física inclusiva e de qualidade para todos os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID14510_TB6195_09052025222800.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA PEREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "DANIELA PEREIRA" "autor_email" => "danielamarinhop@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }