Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A inclusão de alunos com deficiência no contexto escolar é um desafio constante, especialmente nas aulas de Educação Física, onde as atividades físicas e esportivas demandam adaptações para garantir a participação de todos, como está previsto na Lei 13.146, a qual foi instituída Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Este artigo tem como objetivo analisar os desafios e as estratégias adotadas no processo de ensino e aprendizagem da Educação Física, focando na inclusão de alunos com deficiência. A pesquisa explora as barreiras pedagógicas, sociais e estruturais enfrentadas pelos educadores, como a falta de recursos adequados, a preparação dos professores e a resistência de alguns alunos e da comunidade escolar em aceitar a diversidade. Além disso, o estudo aborda as práticas pedagógicas que podem ser implementadas para garantir a efetiva inclusão de estudantes com deficiência, enfatizando a importância de atividades adaptadas que promovam a participação ativa e o desenvolvimento físico, social e emocional desses alunos. A análise também considera a relevância de um ambiente escolar acessível, que favoreça a integração dos alunos com deficiência, além de apontar a necessidade de formação continuada para os profissionais de Educação Física, a fim de capacitá-los para lidar com as especificidades do atendimento a esse público. Ao final, o artigo propõe soluções e recomendações para superar os desafios encontrados, como a criação de estratégias pedagógicas flexíveis, o uso de tecnologias assistivas e a colaboração entre os profissionais da escola, visando uma Educação Física inclusiva e de qualidade para todos os alunos.

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