Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo investigar a importância das práticas de letramento com foco no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita nas aulas de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental. Considerando que essas habilidades são fundamentais para a formação crítica e cidadã dos estudantes, buscou-se compreender como as práticas de letramento podem contribuir para tornar a leitura e a escrita mais significativas no contexto escolar. O caminho metodológico adotado foi a abordagem qualitativa, com ênfase na revisão bibliográfica de estudos já realizados sobre a temática, de modo a reunir contribuições teóricas que subsidiassem a análise. O aporte teórico fundamenta-se em autores como Kleiman (1995, 2006), Soares (2009), Brambila (2024), Rojo (1995, 2001, 2009), entre outros que discutem o letramento como prática social e seu papel na aprendizagem linguística. Os resultados apontam que o trabalho com práticas de letramento que dialoguem com os contextos reais dos alunos contribui significativamente para o desenvolvimento de competências linguísticas, ao mesmo tempo em que promove o engajamento e a construção de sentidos. Assim, este estudo pretende instigar os professores a planejarem propostas didáticas que aproximem a leitura e a escrita das vivências e práticas sociais dos estudantes, potencializando o ensino da Língua Portuguesa.

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