ANÁLISES CRÍTICAS DAS REPRESENTAÇÕES DA SOCIOLOGIA NOS LIVROS INTERDISCIPLINARES DO NOVO ENSINO MÉDIO
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Alinhada aos ODS 4 e 10 da Agenda 2030, a investigação busca compreender como a sociologia, enquanto campo crítico de leitura da realidade, é apresentada em um contexto de reformas educacionais que tendem à desmobilização de saberes específicos. A metodologia adotada é qualitativa e documental, com análise de conteúdo (Bardin, 2011) dos livros didáticos utilizados em três escolas situadas nos bairros Bairro de Fátima, Turu e Cidade Olímpica, em São Luís (MA). As categorias analíticas são fundamentadas nos conceitos de currículo como instrumento de poder (Silva, 2013), performatividade (Butler, 2004) e temporalidade (Barth, 2000). Os resultados iniciais apontam para a diluição das especificidades da sociologia nos materiais analisados, com uma predominância de abordagens genéricas sobre sociedade e cidadania, muitas vezes desprovidas de ferramentas críticas. Observou-se também uma tendência de invisibilização de conteúdos relacionados a temas estruturais, como desigualdades sociais, questões étnico-raciais e de gênero. Com isso, o estudo evidencia o papel central dos livros didáticos na reprodução ou resistência às hegemonias sociais e destaca a necessidade de construção de práticas pedagógicas mais críticas e contextualizadas." 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