Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REPERTÓRIO LEXICAL INFANTIL NOS ANOS INICIAIS: PERCEPÇÕES DOCENTES E O PAPEL DAS FAMÍLIAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134973
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8320
    "inscrito_id" => 347
    "titulo" => "REPERTÓRIO LEXICAL INFANTIL NOS ANOS INICIAIS: PERCEPÇÕES DOCENTES E O PAPEL DAS FAMÍLIAS"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo analisar o repertório lexical de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, com foco nas turmas do 3º ao 5º ano, e compreender como o ambiente familiar influencia esse aspecto da aprendizagem. A motivação do estudo surgiu da prática docente e de observações recorrentes sobre o vocabulário limitado de muitos alunos, o que afeta diretamente a compreensão leitora, a produção escrita e a participação oral em sala de aula. A escola, embora promova experiências significativas com a linguagem, muitas vezes encontra barreiras quando os alunos não possuem uma base lexical mínima para aproveitar plenamente essas vivências. Entre os fatores observados, destaca-se a ausência de interações linguísticas no ambiente familiar, o uso excessivo de dispositivos digitais e a falta de leitura compartilhada em casa. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada por meio da aplicação de um formulário online com professores dos anos iniciais, a fim de recolher percepções e experiências sobre o vocabulário infantil e as influências externas à escola. O referencial teórico apoia-se em Vygotsky (1991), ao destacar o papel do meio social no desenvolvimento da linguagem, e Solé (1998), ao relacionar vocabulário e compreensão textual. Espera-se, com os dados coletados, contribuir com a discussão sobre práticas pedagógicas que valorizem o repertório lexical como base para um ensino crítico e significativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID347_TB8320_21062025172114.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PAULO EPIFANEO CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO CAVALCANTE"
    "autor_email" => "jpaulopedagogiarn@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134973
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8320
    "inscrito_id" => 347
    "titulo" => "REPERTÓRIO LEXICAL INFANTIL NOS ANOS INICIAIS: PERCEPÇÕES DOCENTES E O PAPEL DAS FAMÍLIAS"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo analisar o repertório lexical de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, com foco nas turmas do 3º ao 5º ano, e compreender como o ambiente familiar influencia esse aspecto da aprendizagem. A motivação do estudo surgiu da prática docente e de observações recorrentes sobre o vocabulário limitado de muitos alunos, o que afeta diretamente a compreensão leitora, a produção escrita e a participação oral em sala de aula. A escola, embora promova experiências significativas com a linguagem, muitas vezes encontra barreiras quando os alunos não possuem uma base lexical mínima para aproveitar plenamente essas vivências. Entre os fatores observados, destaca-se a ausência de interações linguísticas no ambiente familiar, o uso excessivo de dispositivos digitais e a falta de leitura compartilhada em casa. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada por meio da aplicação de um formulário online com professores dos anos iniciais, a fim de recolher percepções e experiências sobre o vocabulário infantil e as influências externas à escola. O referencial teórico apoia-se em Vygotsky (1991), ao destacar o papel do meio social no desenvolvimento da linguagem, e Solé (1998), ao relacionar vocabulário e compreensão textual. Espera-se, com os dados coletados, contribuir com a discussão sobre práticas pedagógicas que valorizem o repertório lexical como base para um ensino crítico e significativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID347_TB8320_21062025172114.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PAULO EPIFANEO CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO CAVALCANTE"
    "autor_email" => "jpaulopedagogiarn@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o repertório lexical de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, com foco nas turmas do 3º ao 5º ano, e compreender como o ambiente familiar influencia esse aspecto da aprendizagem. A motivação do estudo surgiu da prática docente e de observações recorrentes sobre o vocabulário limitado de muitos alunos, o que afeta diretamente a compreensão leitora, a produção escrita e a participação oral em sala de aula. A escola, embora promova experiências significativas com a linguagem, muitas vezes encontra barreiras quando os alunos não possuem uma base lexical mínima para aproveitar plenamente essas vivências. Entre os fatores observados, destaca-se a ausência de interações linguísticas no ambiente familiar, o uso excessivo de dispositivos digitais e a falta de leitura compartilhada em casa. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada por meio da aplicação de um formulário online com professores dos anos iniciais, a fim de recolher percepções e experiências sobre o vocabulário infantil e as influências externas à escola. O referencial teórico apoia-se em Vygotsky (1991), ao destacar o papel do meio social no desenvolvimento da linguagem, e Solé (1998), ao relacionar vocabulário e compreensão textual. Espera-se, com os dados coletados, contribuir com a discussão sobre práticas pedagógicas que valorizem o repertório lexical como base para um ensino crítico e significativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.