Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TAMBOR DE CRIOULA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO IEMA: REFLEXÕES A PARTIR DE UM PROJETO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132270
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4500
    "inscrito_id" => 3980
    "titulo" => "TAMBOR DE CRIOULA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO IEMA: REFLEXÕES A PARTIR DE UM PROJETO ESCOLAR"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto “Tambor de Crioula Quinta das Laranjeiras, desenvolvido no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) – IP Centro (IEMA Pleno), e seu impacto na luta antirracista no ambiente escolar. O “Tambor de Crioula Quinta das Laranjeiras” é fruto de uma disciplina eletiva do mesmo nome, que desde 2022 vem mudando o cenário do IEMA”. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utiliza a metodologia da História Oral, combinada com estudo de caso, observação participante e entrevistas semiestruturadas, para compreender como a inserção do Tambor de Crioula na escola fortalece o protagonismo juvenil, criando um espaço onde os estudantes negros reconhecem sua historia o herança cultural e concretizam a efetivação da Lei 10.639/03, além de atuar como ferramenta de combate ao racismo estrutural, evidenciando a escola como território de resistência e valorização da cultura popular afro-maranhense. Fundamentado no conceito de Educação Democrática de bell hooks, o projeto valoriza práticas pedagógicas ancestrais que contrapõem o modelo de ensino colonial, promovendo a oralidade e o aprendizado de saberes tradicionais dentro da educação formal, fazendo uma ponte entre esses saberes. Este estudo se alinha às atividades do Grupo de Pesquisa “A Ciência é Pop”, certificado pelo CNPq, cuja proposta fomenta discussões que promovam a interação entre os integrantes da Educação Básica, preparando-os para a produção da escrita criativa e incentivando o trabalho colaborativo. Os resultados indicam que o projeto não apenas ressignifica o espaço escolar como um território de resistência cultural e diálogo intergeracional, mas também contribui para a formação de estudantes antirracistas, protagonistas de sua própria cultura, reforçando a valorização, disseminação e a preservação da cultura afro-brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3980_TB4500_01042025193732.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROMILDO SOUSA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ROMILDO"
    "autor_email" => "bigornatrompete@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132270
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4500
    "inscrito_id" => 3980
    "titulo" => "TAMBOR DE CRIOULA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO IEMA: REFLEXÕES A PARTIR DE UM PROJETO ESCOLAR"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto “Tambor de Crioula Quinta das Laranjeiras, desenvolvido no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) – IP Centro (IEMA Pleno), e seu impacto na luta antirracista no ambiente escolar. O “Tambor de Crioula Quinta das Laranjeiras” é fruto de uma disciplina eletiva do mesmo nome, que desde 2022 vem mudando o cenário do IEMA”. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utiliza a metodologia da História Oral, combinada com estudo de caso, observação participante e entrevistas semiestruturadas, para compreender como a inserção do Tambor de Crioula na escola fortalece o protagonismo juvenil, criando um espaço onde os estudantes negros reconhecem sua historia o herança cultural e concretizam a efetivação da Lei 10.639/03, além de atuar como ferramenta de combate ao racismo estrutural, evidenciando a escola como território de resistência e valorização da cultura popular afro-maranhense. Fundamentado no conceito de Educação Democrática de bell hooks, o projeto valoriza práticas pedagógicas ancestrais que contrapõem o modelo de ensino colonial, promovendo a oralidade e o aprendizado de saberes tradicionais dentro da educação formal, fazendo uma ponte entre esses saberes. Este estudo se alinha às atividades do Grupo de Pesquisa “A Ciência é Pop”, certificado pelo CNPq, cuja proposta fomenta discussões que promovam a interação entre os integrantes da Educação Básica, preparando-os para a produção da escrita criativa e incentivando o trabalho colaborativo. Os resultados indicam que o projeto não apenas ressignifica o espaço escolar como um território de resistência cultural e diálogo intergeracional, mas também contribui para a formação de estudantes antirracistas, protagonistas de sua própria cultura, reforçando a valorização, disseminação e a preservação da cultura afro-brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3980_TB4500_01042025193732.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROMILDO SOUSA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ROMILDO"
    "autor_email" => "bigornatrompete@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto “Tambor de Crioula Quinta das Laranjeiras, desenvolvido no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) – IP Centro (IEMA Pleno), e seu impacto na luta antirracista no ambiente escolar. O “Tambor de Crioula Quinta das Laranjeiras” é fruto de uma disciplina eletiva do mesmo nome, que desde 2022 vem mudando o cenário do IEMA”. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utiliza a metodologia da História Oral, combinada com estudo de caso, observação participante e entrevistas semiestruturadas, para compreender como a inserção do Tambor de Crioula na escola fortalece o protagonismo juvenil, criando um espaço onde os estudantes negros reconhecem sua historia o herança cultural e concretizam a efetivação da Lei 10.639/03, além de atuar como ferramenta de combate ao racismo estrutural, evidenciando a escola como território de resistência e valorização da cultura popular afro-maranhense. Fundamentado no conceito de Educação Democrática de bell hooks, o projeto valoriza práticas pedagógicas ancestrais que contrapõem o modelo de ensino colonial, promovendo a oralidade e o aprendizado de saberes tradicionais dentro da educação formal, fazendo uma ponte entre esses saberes. Este estudo se alinha às atividades do Grupo de Pesquisa “A Ciência é Pop”, certificado pelo CNPq, cuja proposta fomenta discussões que promovam a interação entre os integrantes da Educação Básica, preparando-os para a produção da escrita criativa e incentivando o trabalho colaborativo. Os resultados indicam que o projeto não apenas ressignifica o espaço escolar como um território de resistência cultural e diálogo intergeracional, mas também contribui para a formação de estudantes antirracistas, protagonistas de sua própria cultura, reforçando a valorização, disseminação e a preservação da cultura afro-brasileira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.