Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NOVAS OPORTUNIDADES: O IMPACTO DO PROGRAMA PÉ DE MEIA NA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA EREM ELEANOR ROOSEVELT - RECIFE-PE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A evasão escolar é um problema preocupante em diversos países, afetando o desenvolvimento educacional, social e econômico das nações. Esse fenômeno ocorre quando os estudantes abandonam a escola antes de concluírem a educação básica ou superior, prejudicando não apenas o futuro individual dos alunos, mas também a sociedade como um todo. O Brasil possui dificuldades de desenvolvimento em alguns setores, entre eles a educação, que, nos últimos anos, passou por algumas transformações. No entanto, ainda apresenta problemas como analfabetismo e a evasão escolar. Com o objetivo de acabar com tais problemas, o Governo vem aplicando projetos para melhorias nos processos de organização e gestão em educação, investindo na infraestrutura das unidades escolares (PIEPE), e em projetos que aproximem a comunidade à escola, como o programa Pé de Meia. O Programa Pé de Meia tem desempenhado um papel relevante na promoção da permanência escolar, oferecendo apoio financeiro, contribuindo para a redução da evasão e a melhoria do desempenho acadêmico. Entretanto, os dados sugerem que a comunicação entre a gestão e os alunos precisa ser fortalecida para que o programa tenha ainda mais efetividade. Assim, este estudo investiga o impacto do Programa Pé de Meia na permanência de estudantes na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Eleanor Roosevelt, no bairro do Ipsep, Recife-PE. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário via Google Forms, com o objetivo de avaliar a contribuição do programa para a permanência e engajamento dos estudantes. A metodologia foi quantitativa, analisando respostas dos estudantes sobre a percepção dos impactos do programa em sua vida escolar. Desta forma, espera-se que esta pesquisa contribua para compreender melhor a contribuição deste programa, para a permanência dos estudantes na escola bem como o interesse deles.

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