Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DIDÁTICO "ARARIBÁ CONECTA CIÊNCIAS" PARA O 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131875
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3956
    "inscrito_id" => 4666
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DIDÁTICO "ARARIBÁ CONECTA CIÊNCIAS" PARA O 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "O presente estudo investiga a abordagem da Educação em Saúde no livro didático de Ciências utilizado no 8º ano do Ensino Fundamental II, focalizando a conformidade dos conteúdos com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a capacidade do material em promover uma aprendizagem crítica e contextualizada. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, realizou uma análise documental do exemplar “Araribá Conecta Ciências – 8º ano, publicado pela Editora Moderna (2022)”, com o objetivo de identificar como os temas relacionados à saúde, tais como prevenção de doenças, higiene corporal, funcionamento dos sistemas do corpo humano e promoção de hábitos saudáveis como a prática de atividades físicas são articulados e contextualizados no material didático. Os resultados apontam que, embora o livro aborda tópicos relevantes para a Educação em Saúde, observa-se uma predominância de abordagens descritivas e fragmentadas, que enfatizam a memorização de conceitos sem promover uma reflexão crítica acerca dos determinantes sociais da saúde e da inter-relação entre saúde individual e coletiva, bem como uma necessidade de maior reflexão a respeitos de algumas imagens e diagramas ilustrativos no livro. Diante dessas constatações, o estudo ressalta a necessidade de revisões contínuas dos materiais didáticos e da integração de metodologias interdisciplinares e ativas, de modo a favorecer uma formação cidadã mais consciente e capaz de dialogar com os desafios contemporâneos em saúde."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID4666_TB3956_19032025130058.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARLON PEREIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MARLON PEREIRA"
    "autor_email" => "souzapereiramarlon1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA (UFOB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131875
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3956
    "inscrito_id" => 4666
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DIDÁTICO "ARARIBÁ CONECTA CIÊNCIAS" PARA O 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "O presente estudo investiga a abordagem da Educação em Saúde no livro didático de Ciências utilizado no 8º ano do Ensino Fundamental II, focalizando a conformidade dos conteúdos com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a capacidade do material em promover uma aprendizagem crítica e contextualizada. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, realizou uma análise documental do exemplar “Araribá Conecta Ciências – 8º ano, publicado pela Editora Moderna (2022)”, com o objetivo de identificar como os temas relacionados à saúde, tais como prevenção de doenças, higiene corporal, funcionamento dos sistemas do corpo humano e promoção de hábitos saudáveis como a prática de atividades físicas são articulados e contextualizados no material didático. Os resultados apontam que, embora o livro aborda tópicos relevantes para a Educação em Saúde, observa-se uma predominância de abordagens descritivas e fragmentadas, que enfatizam a memorização de conceitos sem promover uma reflexão crítica acerca dos determinantes sociais da saúde e da inter-relação entre saúde individual e coletiva, bem como uma necessidade de maior reflexão a respeitos de algumas imagens e diagramas ilustrativos no livro. Diante dessas constatações, o estudo ressalta a necessidade de revisões contínuas dos materiais didáticos e da integração de metodologias interdisciplinares e ativas, de modo a favorecer uma formação cidadã mais consciente e capaz de dialogar com os desafios contemporâneos em saúde."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID4666_TB3956_19032025130058.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARLON PEREIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MARLON PEREIRA"
    "autor_email" => "souzapereiramarlon1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA (UFOB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo investiga a abordagem da Educação em Saúde no livro didático de Ciências utilizado no 8º ano do Ensino Fundamental II, focalizando a conformidade dos conteúdos com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a capacidade do material em promover uma aprendizagem crítica e contextualizada. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, realizou uma análise documental do exemplar “Araribá Conecta Ciências – 8º ano, publicado pela Editora Moderna (2022)”, com o objetivo de identificar como os temas relacionados à saúde, tais como prevenção de doenças, higiene corporal, funcionamento dos sistemas do corpo humano e promoção de hábitos saudáveis como a prática de atividades físicas são articulados e contextualizados no material didático. Os resultados apontam que, embora o livro aborda tópicos relevantes para a Educação em Saúde, observa-se uma predominância de abordagens descritivas e fragmentadas, que enfatizam a memorização de conceitos sem promover uma reflexão crítica acerca dos determinantes sociais da saúde e da inter-relação entre saúde individual e coletiva, bem como uma necessidade de maior reflexão a respeitos de algumas imagens e diagramas ilustrativos no livro. Diante dessas constatações, o estudo ressalta a necessidade de revisões contínuas dos materiais didáticos e da integração de metodologias interdisciplinares e ativas, de modo a favorecer uma formação cidadã mais consciente e capaz de dialogar com os desafios contemporâneos em saúde.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.