EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DIDÁTICO "ARARIBÁ CONECTA CIÊNCIAS" PARA O 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131875 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3956 "inscrito_id" => 4666 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DIDÁTICO "ARARIBÁ CONECTA CIÊNCIAS" PARA O 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "O presente estudo investiga a abordagem da Educação em Saúde no livro didático de Ciências utilizado no 8º ano do Ensino Fundamental II, focalizando a conformidade dos conteúdos com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a capacidade do material em promover uma aprendizagem crítica e contextualizada. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, realizou uma análise documental do exemplar “Araribá Conecta Ciências – 8º ano, publicado pela Editora Moderna (2022)”, com o objetivo de identificar como os temas relacionados à saúde, tais como prevenção de doenças, higiene corporal, funcionamento dos sistemas do corpo humano e promoção de hábitos saudáveis como a prática de atividades físicas são articulados e contextualizados no material didático. Os resultados apontam que, embora o livro aborda tópicos relevantes para a Educação em Saúde, observa-se uma predominância de abordagens descritivas e fragmentadas, que enfatizam a memorização de conceitos sem promover uma reflexão crítica acerca dos determinantes sociais da saúde e da inter-relação entre saúde individual e coletiva, bem como uma necessidade de maior reflexão a respeitos de algumas imagens e diagramas ilustrativos no livro. Diante dessas constatações, o estudo ressalta a necessidade de revisões contínuas dos materiais didáticos e da integração de metodologias interdisciplinares e ativas, de modo a favorecer uma formação cidadã mais consciente e capaz de dialogar com os desafios contemporâneos em saúde." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID4666_TB3956_19032025130058.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLON PEREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARLON PEREIRA" "autor_email" => "souzapereiramarlon1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA (UFOB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131875 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3956 "inscrito_id" => 4666 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DIDÁTICO "ARARIBÁ CONECTA CIÊNCIAS" PARA O 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "O presente estudo investiga a abordagem da Educação em Saúde no livro didático de Ciências utilizado no 8º ano do Ensino Fundamental II, focalizando a conformidade dos conteúdos com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a capacidade do material em promover uma aprendizagem crítica e contextualizada. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, realizou uma análise documental do exemplar “Araribá Conecta Ciências – 8º ano, publicado pela Editora Moderna (2022)”, com o objetivo de identificar como os temas relacionados à saúde, tais como prevenção de doenças, higiene corporal, funcionamento dos sistemas do corpo humano e promoção de hábitos saudáveis como a prática de atividades físicas são articulados e contextualizados no material didático. Os resultados apontam que, embora o livro aborda tópicos relevantes para a Educação em Saúde, observa-se uma predominância de abordagens descritivas e fragmentadas, que enfatizam a memorização de conceitos sem promover uma reflexão crítica acerca dos determinantes sociais da saúde e da inter-relação entre saúde individual e coletiva, bem como uma necessidade de maior reflexão a respeitos de algumas imagens e diagramas ilustrativos no livro. Diante dessas constatações, o estudo ressalta a necessidade de revisões contínuas dos materiais didáticos e da integração de metodologias interdisciplinares e ativas, de modo a favorecer uma formação cidadã mais consciente e capaz de dialogar com os desafios contemporâneos em saúde." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID4666_TB3956_19032025130058.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLON PEREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARLON PEREIRA" "autor_email" => "souzapereiramarlon1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA (UFOB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }