Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POTENCIALIDADES DO ESTUDANTE COM AUTISMO NO ENSINO MÉDIO: ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL ALICE SALERNO EM MANAUS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131941
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4050
    "inscrito_id" => 11334
    "titulo" => "POTENCIALIDADES DO ESTUDANTE COM AUTISMO NO ENSINO MÉDIO: ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL ALICE SALERNO EM MANAUS"
    "resumo" => "Este estudo investiga as potencialidades dos estudantes com autismo no Ensino Médio público da Escola Estadual Prof.a Alice Salerno Gomes de Lima na cidade de Manaus, com ênfase nas estratégias pedagógicas e nas práticas de inclusão que promovem seu desenvolvimento acadêmico e social. A pesquisa busca compreender como essas estratégias contribuem para o reconhecimento e a valorização das habilidades e competências dos alunos autistas, enfrentando os desafios da integração escolar. Através de uma abordagem qualitativa, o estudo explora as experiências de professores, alunos com autismo e suas famílias, visando identificar práticas pedagógicas eficazes e barreiras à inclusão. O objetivo é propor recomendações para aprimorar o ambiente escolar, garantindo uma educação inclusiva que favoreça o pleno desenvolvimento dos estudantes com autismo, respeitando suas particularidades e potencialidades. A pesquisa destaca a importância de estratégias diferenciadas, adaptação curricular e a formação continuada de educadores para promover um Ensino Médio inclusivo e acessível."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11334_TB4050_26032025162823.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNE ARIADNE ALVES MENEZES PONCE DE LEÃO"
    "autor_nome_curto" => "ANNY"
    "autor_email" => "anneponce1989@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131941
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4050
    "inscrito_id" => 11334
    "titulo" => "POTENCIALIDADES DO ESTUDANTE COM AUTISMO NO ENSINO MÉDIO: ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL ALICE SALERNO EM MANAUS"
    "resumo" => "Este estudo investiga as potencialidades dos estudantes com autismo no Ensino Médio público da Escola Estadual Prof.a Alice Salerno Gomes de Lima na cidade de Manaus, com ênfase nas estratégias pedagógicas e nas práticas de inclusão que promovem seu desenvolvimento acadêmico e social. A pesquisa busca compreender como essas estratégias contribuem para o reconhecimento e a valorização das habilidades e competências dos alunos autistas, enfrentando os desafios da integração escolar. Através de uma abordagem qualitativa, o estudo explora as experiências de professores, alunos com autismo e suas famílias, visando identificar práticas pedagógicas eficazes e barreiras à inclusão. O objetivo é propor recomendações para aprimorar o ambiente escolar, garantindo uma educação inclusiva que favoreça o pleno desenvolvimento dos estudantes com autismo, respeitando suas particularidades e potencialidades. A pesquisa destaca a importância de estratégias diferenciadas, adaptação curricular e a formação continuada de educadores para promover um Ensino Médio inclusivo e acessível."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11334_TB4050_26032025162823.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNE ARIADNE ALVES MENEZES PONCE DE LEÃO"
    "autor_nome_curto" => "ANNY"
    "autor_email" => "anneponce1989@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo investiga as potencialidades dos estudantes com autismo no Ensino Médio público da Escola Estadual Prof.a Alice Salerno Gomes de Lima na cidade de Manaus, com ênfase nas estratégias pedagógicas e nas práticas de inclusão que promovem seu desenvolvimento acadêmico e social. A pesquisa busca compreender como essas estratégias contribuem para o reconhecimento e a valorização das habilidades e competências dos alunos autistas, enfrentando os desafios da integração escolar. Através de uma abordagem qualitativa, o estudo explora as experiências de professores, alunos com autismo e suas famílias, visando identificar práticas pedagógicas eficazes e barreiras à inclusão. O objetivo é propor recomendações para aprimorar o ambiente escolar, garantindo uma educação inclusiva que favoreça o pleno desenvolvimento dos estudantes com autismo, respeitando suas particularidades e potencialidades. A pesquisa destaca a importância de estratégias diferenciadas, adaptação curricular e a formação continuada de educadores para promover um Ensino Médio inclusivo e acessível.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.