PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DESASFIOS E CONQUISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
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Ele nos permite ampliar nossa visão sobre a prática pedagógica nesse contexto, considerando que, cada vez mais, é fundamental que o profissional que trabalha com crianças pequenas seja capaz de ressignificar o processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. A metodologia utilizada no estágio foi a observação participante e a intervenção em cinco aulas remotas voltadas para o Grupo 3 da Educação Infantil. Embora tenha ocorrido em um contexto diferente devido à pandemia, a prática pedagógica trouxe reflexões significativas, proporcionando amadurecimento tanto pessoal quanto profissional. Durante o processo, tivemos a oportunidade de repensar as diversas formas de executar a prática pedagógica, pois ensinar vai além de seguir metodologias prontas. Trata-se de estar à vontade para transmitir o conteúdo de forma adequada, sem esquecer que a criança aprende brincando. Desenvolver este estágio trouxe aprendizados importantes para nossa formação acadêmica, desde a preparação das aulas até a integração com as tecnologias digitais. Dessa forma, a realização do estágio supervisionado na Educação Infantil nos proporcionou a oportunidade de refletir sobre novas possibilidades de ensino. Conforme Alarcão (2005), os estudantes, tanto no espaço acadêmico quanto nos futuros espaços de atuação profissional, são sujeitos reflexivos e não reprodutores de modelos educativos e pedagógicos. Por isso, a prática do estágio se deu como um processo reflexivo de nossa formação e futura atuação como pedagogos, exigindo comprometimento e responsabilidade para buscar, por meio de conhecimentos teóricos, a melhor metodologia que proporcione o desenvolvimento dos estudantes." 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