Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDENDO SOBRE O CORPO HUMANO EM UMA OFICINA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Estudos recentes mostram que a rede pública vem apresentando resultados insuficientes nas avaliações promovidas pelo Governo Federal, nesta pesquisa realizada na Escola Municipal Professor Otto de Brito Guerra, localizada em Natal/RN os últimos resultados do IDEB e SAEB apresentaram resultados insuficientes quando se trata de verificar as habilidades de leitura e alfabetização de seus estudantes. Segundo Magda Soares a alfabetização “é o processo da apropriação da escrita e domínio do sistema de representação da escrita alfabética”, no entanto é necessário que além de decodificar as letras do sistema alfabético, o estudante possa aplicar o que aprendeu em sua prática social trata-se do letramento “Capacidade de uso da escrita para inserir-se nas práticas sociais” A BNCC ressalta o letramento quando em suas competências gerais para o Ensino Fundamental Anos Finais traz que além do Conhecimento cognitivo curricular, o estudante deve desenvolver o pensamento científico, crítico e criativo, o repertório cultural, a comunicação, a cultura digital, o autoconhecimento e o autocuidado, a responsabilidade e a cidadania. Como resultado preliminar desta pesquisa verificou-se que em 2024 os estudantes não atingiram as metas propostas quando se trata das habilidades de leitura e interpretação necessárias para que ocorra o processo de ensino aprendizagem prejudicando assim o desenvolvimento das competências gerais. Este ano em levantamento preliminar na escola a partir de uma avaliação diagnóstica com as turmas dos sétimos no qual o instrumento avaliativo tinha 20 questões sendo 10 questões de português e 10 questões de Matemática, observou-se que de 56 estudantes a maioria deles apresentou uma média de acerto de 05 questões na prova de português, e somente 03 estudantes atingiram a pontuação máxima. Como próximos passos metodológicos pretende-se aplicar uma intervenção com atividades voltadas para a leitura de forma a desenvolver a alfabetização científica e letramento utilizando como suporte metodológico a coleção sobre sistema do corpo humano e a turma da Mônica produzida pela editora de Mauricio de Souza, no formato de Rotação de Estação onde a cada 15 dia será dedicado um horário de aula para os estudantes lerem e responderem a um dos livros da coleção. Espera-se que haja uma melhora significativa das notas nas avaliações externas da escola.

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