Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GENÉTICA DO SISTEMA ABO: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR UTILIZANDO VÍDEOS COMO RECURSO DIDÁTICO E OS DIAGRAMAS DE VENN

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de genética de uma maneira interdisciplinar, que integra a biologia e a matemática no ensino de genética do sistema ABO, utilizando vídeos como recurso didático e os diagramas de Venn com foco na tipagem sanguínea, com o objetivo de tornar o aprendizado mais significativo. Realizado num Colégio Estadual de Anápolis – Go, com duas turmas dos 9º anos do Ensino Fundamental II. O projeto desenvolvido abrangeu diversas etapas, incluindo revisão bibliográfica e elaboração de atividades teóricas e práticas. O objetivo foi promover uma aprendizagem mais significativa, incentivando a participação dos alunos e a aplicação prática dos conceitos matemáticos no cotidiano. A proposta teve enfoque na contextualização dos conteúdos, alinhando-se com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que preconiza uma abordagem interdisciplinar e ativa, focada na investigação e solução de problemas. Um dos recursos didáticos adotados foi o uso de vídeos, para proporcionar uma problematização e engajamento sobre a doação de sangue e os riscos de transfusão incompatível. A seleção criteriosa dos vídeos promoveu discussões em sala de aula sobre os tipos sanguíneos e suas características, enriquecendo o processo de aprendizagem e estimulando a interação entre os alunos e os professores. Dessa forma, a integração da biologia e da matemática, aliada ao uso de vídeos como recurso didático, torna o ensino mais significativo, estimulando o pensamento crítico e a aprendizagem ativa.

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