Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O MAPA MENTAL COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: IMPACTOS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A prática pedagógica desempenha um papel essencial nos processos de ensino e aprendizagem, visto que os métodos adotados pelo professor influenciam diretamente o desenvolvimento dos estudantes. É fundamental que o docente valorize a realidade dos alunos, associando seus conhecimentos prévios aos saberes escolares. Os diferentes contextos socioeconômicos e culturais impactam de maneira distinta a trajetória estudantil, desafiando a escola a se adaptar a essa diversidade, especialmente após a democratização do ensino, que ampliou o acesso à educação. Nesse cenário, esta pesquisa e o projeto de intervenção foram desenvolvidos com o objetivo de auxiliar o ensino e a aprendizagem de docentes e estudantes do terceiro ano do ensino médio na disciplina de Sociologia. O estudo teve como propósito analisar os impactos do uso de mapas mentais na aprendizagem, investigando como essa ferramenta contribui para a organização do conhecimento e a retenção de informações. Além disso, buscou compreender a influência de variáveis sociais, econômicas e culturais na aprendizagem dos alunos. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa e quantitativa, combinando pesquisa bibliográfica, fundamentada na teoria dos capitais de Pierre Bourdieu, e pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionários de Sociologia e socioeconômico. Os resultados indicaram que os mapas mentais foram eficazes para a aprendizagem, proporcionando melhora nas notas dos alunos. No entanto, ao considerar as variáveis analisadas, observou-se que as disparidades entre os estudantes permaneceram, uma vez que aqueles com notas mais altas continuaram à frente, mesmo com o progresso geral do grupo. Dessa forma, conclui-se que os mapas mentais são um recurso metodológico relevante para a prática pedagógica, contribuindo para a aprendizagem, mas sem reduzir significativamente as desigualdades acadêmicas entre os estudantes.

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