Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCOLA E AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS FRENTE AOS NOVOS PERFIS DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134318
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7301
    "inscrito_id" => 7698
    "titulo" => "A ESCOLA E AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS FRENTE AOS NOVOS PERFIS DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo investigar as estratégias pedagógicas mais efetivas e adaptadas às necessidades dos novos perfis de aprendizagem que surgem no contexto escolar hodierno. É sabido que, os novos perfis dos alunos demandam uma abordagem mais interativa e personalizada. Isso significa que há a necessidade de utilizar tecnologias educacionais, metodologias mais ativas, promovendo o engajamento e a participação mais enérgica dos discentes, considerando assim, os diferentes ritmos e formas de aprendizagem, identificando potencialidades e a integração entre eles. Este estudo se baseia nas colaborações de autores que ressaltam e defendem a diversidade cognitiva, o protagonismo do aluno e a aprendizagem significativa. Os autores citados são Howard Gardner, Paulo Freire, Vygotsky e Seymour Papert. A metodologia do referido estudo apresenta uma abordagem qualitativa, centrada na revisão bibliográfica e na análise interpretativa de estudos de caso, objetivando identificar práticas pedagógicas utilizadas e aplicadas diante a realidade e o perfil de aprendizagem do aluno. Os resultados da análises revelaram que as escolas que adotam estratégias pedagógicas mais ativas apresentam melhores resultados tanto no nível de engajamento dos alunos quanto na aprendizagem. A diversificação de atividades, a utilização de recursos tecnológicos, a promoção de um ambiente colaborativo e o investimento na formação do professor são apontadas como estratégias positivas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID7698_TB7301_27042025072507.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEICIANE DINIZ MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "CLEICIANE DINIZ"
    "autor_email" => "cleicianedinizmartins@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134318
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7301
    "inscrito_id" => 7698
    "titulo" => "A ESCOLA E AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS FRENTE AOS NOVOS PERFIS DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo investigar as estratégias pedagógicas mais efetivas e adaptadas às necessidades dos novos perfis de aprendizagem que surgem no contexto escolar hodierno. É sabido que, os novos perfis dos alunos demandam uma abordagem mais interativa e personalizada. Isso significa que há a necessidade de utilizar tecnologias educacionais, metodologias mais ativas, promovendo o engajamento e a participação mais enérgica dos discentes, considerando assim, os diferentes ritmos e formas de aprendizagem, identificando potencialidades e a integração entre eles. Este estudo se baseia nas colaborações de autores que ressaltam e defendem a diversidade cognitiva, o protagonismo do aluno e a aprendizagem significativa. Os autores citados são Howard Gardner, Paulo Freire, Vygotsky e Seymour Papert. A metodologia do referido estudo apresenta uma abordagem qualitativa, centrada na revisão bibliográfica e na análise interpretativa de estudos de caso, objetivando identificar práticas pedagógicas utilizadas e aplicadas diante a realidade e o perfil de aprendizagem do aluno. Os resultados da análises revelaram que as escolas que adotam estratégias pedagógicas mais ativas apresentam melhores resultados tanto no nível de engajamento dos alunos quanto na aprendizagem. A diversificação de atividades, a utilização de recursos tecnológicos, a promoção de um ambiente colaborativo e o investimento na formação do professor são apontadas como estratégias positivas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID7698_TB7301_27042025072507.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEICIANE DINIZ MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "CLEICIANE DINIZ"
    "autor_email" => "cleicianedinizmartins@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar as estratégias pedagógicas mais efetivas e adaptadas às necessidades dos novos perfis de aprendizagem que surgem no contexto escolar hodierno. É sabido que, os novos perfis dos alunos demandam uma abordagem mais interativa e personalizada. Isso significa que há a necessidade de utilizar tecnologias educacionais, metodologias mais ativas, promovendo o engajamento e a participação mais enérgica dos discentes, considerando assim, os diferentes ritmos e formas de aprendizagem, identificando potencialidades e a integração entre eles. Este estudo se baseia nas colaborações de autores que ressaltam e defendem a diversidade cognitiva, o protagonismo do aluno e a aprendizagem significativa. Os autores citados são Howard Gardner, Paulo Freire, Vygotsky e Seymour Papert. A metodologia do referido estudo apresenta uma abordagem qualitativa, centrada na revisão bibliográfica e na análise interpretativa de estudos de caso, objetivando identificar práticas pedagógicas utilizadas e aplicadas diante a realidade e o perfil de aprendizagem do aluno. Os resultados da análises revelaram que as escolas que adotam estratégias pedagógicas mais ativas apresentam melhores resultados tanto no nível de engajamento dos alunos quanto na aprendizagem. A diversificação de atividades, a utilização de recursos tecnológicos, a promoção de um ambiente colaborativo e o investimento na formação do professor são apontadas como estratégias positivas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.