CONEXÕES 3D: INTEGRAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO ESTUDO DAS ESTRUTURAS NERVOSAS NO ENSINO SUPERIOR
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Na disciplina de fisiologia, com a elaboração da modelagem manual, 41 estudantes dos cursos de enfermagem e fisioterapia, exploraram conceitos fundamentais de forma, volume e de proporção, mas também utilizaram esse modelo para aplicar conhecimentos sobre a função da da membrana celular (canais iônicos), da neurotransmissão (diferentes diâmetros de bainha de mielina) e da liberação de neurotransmissores na fenda sináptica. A avaliação das habilidades desenvolvidas na elaboração dessa modelagem manual mostrou que 61% dos estudantes utilizam recursos diferentes e solucionam problemas quanto a escolha da técnica para confecção do modelo; que o modelo facilitou o aprendizado do conteúdo de neurofisiologia, havendo maior engajamento na aprendizagem para 63% deles; e que para 83% metodologias alternativas trouxeram maior motivação na disciplina. Essa base prática da confecção do modelo manual foi crucial e permitiu uma visualização e transcrição mais fidedigna dessas células para a criação de modelos tridimensionais pelos alunos do design. Os dois modelos não apenas facilitaram o ensino de neurofisiologia para os estudantes da área da saúde mas possibilitaram aos estudantes do design uma experiência direcionada de confecção de modelos educacionais, os oferecendo a oportunidade para enfrentarem e solucionarem problemas, desenvolverem pensamento crítico e reflexivo, reforçando assim a colaboração interdisciplinar entre os cursos. O próximo passo envolve a apresentação interativa dos modelos em 3D para outros cursos da área da saúde, onde serão avaliadas a receptividade e o impacto no ensino-aprendizagem." 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