APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOLOGIA NA ESCOLA MUNICIPAL GENERAL TASSO FRAGOSO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131771 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3797 "inscrito_id" => 5855 "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOLOGIA NA ESCOLA MUNICIPAL GENERAL TASSO FRAGOSO" "resumo" => "A aprendizagem baseada em jogos é uma abordagem pedagógica que utiliza elementos de jogos para engajar os alunos e facilitar a aquisição de conhecimentos e habilidades. No contexto do ensino de ciências, pode transformar conceitos complexos em experiências interativas e dinâmicas, tornando o aprendizado mais envolvente e eficaz. Ao incorporar jogos a atividades educativas, os educadores podem promover a exploração, a experimentação e a resolução de problemas, estimulando o pensamento crítico e criativo dos alunos. Essa metodologia também pode atender a diferentes estilos de aprendizagem e motivar alunos que, de outra forma, poderiam achar o conteúdo de ciências desinteressante. Neste cenário, a fim de promover o ensino geológico de forma ativa, através de práticas diversificadas e o uso de jogos, que oportunizem a interação de forma lúdica e envolvente. Foi idealizada, elaborada e executada sequência didática, explorando a temática com alunos do sétimo ano, na Escola Municipal General Tasso Fragoso. A sequência didática, desenvolvida em quatro momentos distintos, incluiu a utilização de modelo didático das estruturas geológicas do planeta, atividades práticas como a observação e classificação de fragmentos de rochas, uma oficina de fósseis e o uso de jogo da memória. Os resultados da intervenção revelaram que a utilização do jogo didático facilitou a compreensão do tema, refletindo em um aumento significativo do engajamento e entusiasmo dos estudantes nas atividades. Dessa forma, a presente proposta, sugere um caminho para futuras intervenções educativas que busquem engajar os estudantes de forma ativa e participativa no aprendizado de ciências. Apresentando ferramentas eficazes e acessíveis que podem ser implementadas no processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico e acessível." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID5855_TB3797_18032025133758.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE DOS SANTOS FAIÕES" "autor_nome_curto" => "VIVIANE FAIÕES" "autor_email" => "vivianefaioes@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131771 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3797 "inscrito_id" => 5855 "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOLOGIA NA ESCOLA MUNICIPAL GENERAL TASSO FRAGOSO" "resumo" => "A aprendizagem baseada em jogos é uma abordagem pedagógica que utiliza elementos de jogos para engajar os alunos e facilitar a aquisição de conhecimentos e habilidades. No contexto do ensino de ciências, pode transformar conceitos complexos em experiências interativas e dinâmicas, tornando o aprendizado mais envolvente e eficaz. Ao incorporar jogos a atividades educativas, os educadores podem promover a exploração, a experimentação e a resolução de problemas, estimulando o pensamento crítico e criativo dos alunos. Essa metodologia também pode atender a diferentes estilos de aprendizagem e motivar alunos que, de outra forma, poderiam achar o conteúdo de ciências desinteressante. Neste cenário, a fim de promover o ensino geológico de forma ativa, através de práticas diversificadas e o uso de jogos, que oportunizem a interação de forma lúdica e envolvente. Foi idealizada, elaborada e executada sequência didática, explorando a temática com alunos do sétimo ano, na Escola Municipal General Tasso Fragoso. A sequência didática, desenvolvida em quatro momentos distintos, incluiu a utilização de modelo didático das estruturas geológicas do planeta, atividades práticas como a observação e classificação de fragmentos de rochas, uma oficina de fósseis e o uso de jogo da memória. Os resultados da intervenção revelaram que a utilização do jogo didático facilitou a compreensão do tema, refletindo em um aumento significativo do engajamento e entusiasmo dos estudantes nas atividades. Dessa forma, a presente proposta, sugere um caminho para futuras intervenções educativas que busquem engajar os estudantes de forma ativa e participativa no aprendizado de ciências. Apresentando ferramentas eficazes e acessíveis que podem ser implementadas no processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico e acessível." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID5855_TB3797_18032025133758.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE DOS SANTOS FAIÕES" "autor_nome_curto" => "VIVIANE FAIÕES" "autor_email" => "vivianefaioes@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }