Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APROXIMAÇÕES DO CURRÍCULO DO RN E A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS: REFLEXOS TECNICISTAS E PRAGMÁTICOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131096
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2845
    "inscrito_id" => 7616
    "titulo" => "APROXIMAÇÕES DO CURRÍCULO DO RN E A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS: REFLEXOS TECNICISTAS E PRAGMÁTICOS"
    "resumo" => "Atualmente, não há como negar a influência da Pedagogia das Competências nos currículos das universidades e institutos do país. Dessa forma, devemos nos atentar para a sua finalidade e para o seu objetivo político. Logo, este trabalho tem como objetivo analisar as aproximações entre o currículo do Novo Ensino Médio Potiguar e a Pedagogia das Competências. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual se compararam as concepções dessa pedagogia, tal qual formuladas por Philippe Perrenoud, com as diretrizes do Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar. O referencial teórico desta pesquisa baseia-se em autores como Ramos (2016), Arruda (2016), Amaral (2016), Newton (2018) e Nogueira e Frigotto (2016) e Saviani (2018), que discutem as políticas educacionais voltadas para a formação por competências, apresentando uma forte inclinação tecnicista, que prioriza a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho. Diante disso, as abordagens e as práticas curriculares vão ser pensadas para a atuação dos/as estudantes na vida prática, ao enfatizar o desenvolvimento de competências específicas para a atuação profissional, reforçando uma lógica instrumental. Assim, o trabalho propõe contribuir com o debate e criticar algumas das passagens do currículo que desconsidera a formação integral do/a discente, como formulada por Saviani na Pedagogia Histórico-crítica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID7616_TB2845_17032025160228.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUSTAVO TAWAN SILVA DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "GUSTAVO"
    "autor_email" => "gustavomouracg75@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131096
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2845
    "inscrito_id" => 7616
    "titulo" => "APROXIMAÇÕES DO CURRÍCULO DO RN E A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS: REFLEXOS TECNICISTAS E PRAGMÁTICOS"
    "resumo" => "Atualmente, não há como negar a influência da Pedagogia das Competências nos currículos das universidades e institutos do país. Dessa forma, devemos nos atentar para a sua finalidade e para o seu objetivo político. Logo, este trabalho tem como objetivo analisar as aproximações entre o currículo do Novo Ensino Médio Potiguar e a Pedagogia das Competências. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual se compararam as concepções dessa pedagogia, tal qual formuladas por Philippe Perrenoud, com as diretrizes do Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar. O referencial teórico desta pesquisa baseia-se em autores como Ramos (2016), Arruda (2016), Amaral (2016), Newton (2018) e Nogueira e Frigotto (2016) e Saviani (2018), que discutem as políticas educacionais voltadas para a formação por competências, apresentando uma forte inclinação tecnicista, que prioriza a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho. Diante disso, as abordagens e as práticas curriculares vão ser pensadas para a atuação dos/as estudantes na vida prática, ao enfatizar o desenvolvimento de competências específicas para a atuação profissional, reforçando uma lógica instrumental. Assim, o trabalho propõe contribuir com o debate e criticar algumas das passagens do currículo que desconsidera a formação integral do/a discente, como formulada por Saviani na Pedagogia Histórico-crítica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID7616_TB2845_17032025160228.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUSTAVO TAWAN SILVA DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "GUSTAVO"
    "autor_email" => "gustavomouracg75@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Atualmente, não há como negar a influência da Pedagogia das Competências nos currículos das universidades e institutos do país. Dessa forma, devemos nos atentar para a sua finalidade e para o seu objetivo político. Logo, este trabalho tem como objetivo analisar as aproximações entre o currículo do Novo Ensino Médio Potiguar e a Pedagogia das Competências. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual se compararam as concepções dessa pedagogia, tal qual formuladas por Philippe Perrenoud, com as diretrizes do Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar. O referencial teórico desta pesquisa baseia-se em autores como Ramos (2016), Arruda (2016), Amaral (2016), Newton (2018) e Nogueira e Frigotto (2016) e Saviani (2018), que discutem as políticas educacionais voltadas para a formação por competências, apresentando uma forte inclinação tecnicista, que prioriza a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho. Diante disso, as abordagens e as práticas curriculares vão ser pensadas para a atuação dos/as estudantes na vida prática, ao enfatizar o desenvolvimento de competências específicas para a atuação profissional, reforçando uma lógica instrumental. Assim, o trabalho propõe contribuir com o debate e criticar algumas das passagens do currículo que desconsidera a formação integral do/a discente, como formulada por Saviani na Pedagogia Histórico-crítica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.