NOVAS MANEIRAS DE PENSAR MATEMÁTICA: O PROJETO MATEMÁTICA EM MOVIMENTO COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131277 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3090 "inscrito_id" => 3739 "titulo" => "NOVAS MANEIRAS DE PENSAR MATEMÁTICA: O PROJETO MATEMÁTICA EM MOVIMENTO COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES" "resumo" => "Neste texto apresentamos resultados de um curso de extensão intitulado Matemática em Movimento em desenvolvimento na Faculdade Sesi de Educação de São Paulo. Nossos objetivos com o projeto centram-se em realizar extensões em escolas da rede Sesi, da rede privada e pública da grande São Paulo, chamadas de “Escolas Parceiras da Faculdade Sesi de Educação de São Paulo” com a proposta de apresentar alguns conhecimentos matemáticos, com atividades pedagógicas-didáticas por meio de jogos, recursos manipuláveis e tecnológicos. As atividades são orientadas pelas autoras da presente comunicação executadas por alunos envolvidos na ação que, a partir de um convite, elencam possibilidades de discussões a respeito do letramento matemático, que são executadas por meio do estímulo ao pensamento lógico dos docentes em formação e, também, dos estudantes da Educação Básica. Alicerçados por teóricos que abordam as potências do Laboratório de Matemática, como Lorenzato (2009) e Kaleff (2023), aos saberes profissionais por Hofstetter e Schneuwly (2017) e a natureza dos objetos por Baudrillard ((2015) temos executados discussões a respeito do desenvolvimento do pensamento Matemático por meio de jogos e recursos concretos. As expectativas – que já estão em andamento – é que o projeto evidencie as potencialidades de desenvolvimento do pensamento matemático a partir de recursos disponíveis na Faculdade Sesi e demais a serem adquiridos e elaborados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID3739_TB3090_11032025214134.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA KELLY SOUZA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOANA KELLY" "autor_email" => "joanakelly.23@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131277 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3090 "inscrito_id" => 3739 "titulo" => "NOVAS MANEIRAS DE PENSAR MATEMÁTICA: O PROJETO MATEMÁTICA EM MOVIMENTO COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES" "resumo" => "Neste texto apresentamos resultados de um curso de extensão intitulado Matemática em Movimento em desenvolvimento na Faculdade Sesi de Educação de São Paulo. Nossos objetivos com o projeto centram-se em realizar extensões em escolas da rede Sesi, da rede privada e pública da grande São Paulo, chamadas de “Escolas Parceiras da Faculdade Sesi de Educação de São Paulo” com a proposta de apresentar alguns conhecimentos matemáticos, com atividades pedagógicas-didáticas por meio de jogos, recursos manipuláveis e tecnológicos. As atividades são orientadas pelas autoras da presente comunicação executadas por alunos envolvidos na ação que, a partir de um convite, elencam possibilidades de discussões a respeito do letramento matemático, que são executadas por meio do estímulo ao pensamento lógico dos docentes em formação e, também, dos estudantes da Educação Básica. Alicerçados por teóricos que abordam as potências do Laboratório de Matemática, como Lorenzato (2009) e Kaleff (2023), aos saberes profissionais por Hofstetter e Schneuwly (2017) e a natureza dos objetos por Baudrillard ((2015) temos executados discussões a respeito do desenvolvimento do pensamento Matemático por meio de jogos e recursos concretos. As expectativas – que já estão em andamento – é que o projeto evidencie as potencialidades de desenvolvimento do pensamento matemático a partir de recursos disponíveis na Faculdade Sesi e demais a serem adquiridos e elaborados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID3739_TB3090_11032025214134.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA KELLY SOUZA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOANA KELLY" "autor_email" => "joanakelly.23@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }