Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA VISÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE A PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E AÇÕES GOVERNAMENTAIS.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A pesquisa possui o intuito de identificar as relações da Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS, realçando características do movimento, sua origem, com a perspetiva da educação ambiental, assim como visualizar o conhecimento sobre CTS de alunos graduandos do curso de Licenciatura em Química da UECE por meio do Projeto Ibero-americano de Atitudes Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS), destinado a avaliar as atitudes e as opiniões do tema. O Questionário de Opiniões sobre a Ciência e a Tecnologia (COCTS) foi a ferramenta utilizada para a realização desde trabalho (AIKENHEAD; RYAN, 1992). O número de respondentes foram 16 licenciandos em Química da Universidade Estadual do Ceará - UECE com faixa etária entre 20 e 30 anos. A questão 20111 avaliada neste trabalho consiste no investimento que o governo faz para os cientistas para investigar e explorar o desconhecido da natureza e do universo. Dez de dezesseis alunos respondentes possuem uma ideia simplista ou talvez desconhecida sobre a perspetiva trabalhada na questão Índices atitudinais médios (Iam) entre (- 0,083) - (-0,167), dois apresentaram uma neutralidade e apenas quatro demonstraram um alinhamento á temática com Iam entre 0,250 - 0,667. Ao analisar a posição dos estudantes com em relação os investimentos realizados pelo governo para novas pesquisas, demonstra uma falta de consciência da importância vital destes investimentos para o progresso técnico-científico, com fundamentações benéficas para a sociedade em geral e para o ambiente. Constatando de que os futuros professores de química precisão melhorar a visão unificada do papel do governo na promoção da investigação cientifica, para garantir que nossos líderes satisfaçam a necessidade crítica à inovação e ao progresso científico.

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