DESENVOLVIMENTO DE CARTILHA DIDÁTICA SOBRE A FORMAÇÃO DAS VOÇOROCAS E SEUS IMPACTOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130708 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2302 "inscrito_id" => 5506 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE CARTILHA DIDÁTICA SOBRE A FORMAÇÃO DAS VOÇOROCAS E SEUS IMPACTOS" "resumo" => "O presente trabalho desenvolveu uma cartilha didática sobre a formação das voçorocas e seus impactos ambientais, voltada para estudantes de Geografia dos anos finais do ensino fundamental. A cartilha foi desenvolvida com o objetivo de explicar, de forma didática, os processos que levam à formação das voçorocas e os impactos no solo. O material está alinhado de acordo com às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, em particular a ODS 4 (Educação e Qualidade) e ODS 15 (Vida Terrestre). Sustentam essa pesquisa os estudos sobre voçorocas de Guerra, Silva, Botelho (2007) e Campos (2020), além da cartilha como instrumento de educação de Carnelosi (2021) e Dias (2018) e os conceitos de educação ambiental de Spironello, Tavares e Silva (2012). A justificativa para esse projeto surgiu da carência de materiais que abordem de forma clara, prática e objetiva a questão das voçorocas. Diante disso, o desenvolvimento da cartilha didática busca suprir essa demanda, apresentando o conteúdo de forma pedagógica e interativa. O desenvolvimento adotou-se uma abordagem qualitativa e metodologia de pesquisa exploratória, levantamento bibliográfico e uso da plataforma Canva como criação. Por mais que ainda não tenha sido aplicado em sala de aula, a cartilha “Voçorocas e seus impactos” visa suprir lacunas na educação ambiental, com abordagem clara de fácil compreensão. Conclui-se que a cartilha didática pode ser uma ferramenta valiosa para promover a consciência ambiental entre os estudantes, incentivando a preservação do meio ambiente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID5506_TB2302_19032025145335.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON JANCE DA MOTA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON JANCE" "autor_email" => "jefferson.mota@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130708 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2302 "inscrito_id" => 5506 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE CARTILHA DIDÁTICA SOBRE A FORMAÇÃO DAS VOÇOROCAS E SEUS IMPACTOS" "resumo" => "O presente trabalho desenvolveu uma cartilha didática sobre a formação das voçorocas e seus impactos ambientais, voltada para estudantes de Geografia dos anos finais do ensino fundamental. A cartilha foi desenvolvida com o objetivo de explicar, de forma didática, os processos que levam à formação das voçorocas e os impactos no solo. O material está alinhado de acordo com às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, em particular a ODS 4 (Educação e Qualidade) e ODS 15 (Vida Terrestre). Sustentam essa pesquisa os estudos sobre voçorocas de Guerra, Silva, Botelho (2007) e Campos (2020), além da cartilha como instrumento de educação de Carnelosi (2021) e Dias (2018) e os conceitos de educação ambiental de Spironello, Tavares e Silva (2012). A justificativa para esse projeto surgiu da carência de materiais que abordem de forma clara, prática e objetiva a questão das voçorocas. Diante disso, o desenvolvimento da cartilha didática busca suprir essa demanda, apresentando o conteúdo de forma pedagógica e interativa. O desenvolvimento adotou-se uma abordagem qualitativa e metodologia de pesquisa exploratória, levantamento bibliográfico e uso da plataforma Canva como criação. Por mais que ainda não tenha sido aplicado em sala de aula, a cartilha “Voçorocas e seus impactos” visa suprir lacunas na educação ambiental, com abordagem clara de fácil compreensão. Conclui-se que a cartilha didática pode ser uma ferramenta valiosa para promover a consciência ambiental entre os estudantes, incentivando a preservação do meio ambiente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID5506_TB2302_19032025145335.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON JANCE DA MOTA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON JANCE" "autor_email" => "jefferson.mota@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }