Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TDAH , EDUCAÇÃO E AMBIENTE FAMILIAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurológica que afeta a capacidade de atenção, controle de impulsos e atividade motora. Os sintomas, geralmente, começam a aparecer na infância e podem acompanhar o estudante ao longo da sua vida acadêmica e profissional. O objetivo desta revisão sistemática é examinar os principais desafios enfrentados por estudantes com TDAH no contexto escolar e familiar. Foi realizado uma revisão sistemática de acordo com as diretrizes do PRISMA. As bases de dados consultadas incluíram Scielo, BVS e PubMed, abrangendo publicações dos últimos 5 anos (2019-2024). Inicialmente, foram identificados 1.646 artigos, sendo: 35 no Scielo; 1.279 na BVS e 330 no PubMed; a partir da palavra-chave “ADHD and Education”. Após a avaliação dos títulos, 1.598 artigos foram excluídos. Dos 46 artigos restantes, 36 foram descartados após uma leitura detalhada, resultando em um total de 10 artigos incluídos na revisão final. Os materiais incluídos na revisão são referentes a formação continuada dos professores, prevalência do TDAH em determinadas regiões, terapias comportamentais, fatores emocionais, subjetividade da criança diagnosticada, intervenção parental e dificuldades na aprendizagem. Os resultados apontam que a maior parte dos artigos avistados para esta revisão são relacionados a área da saúde; apenas uma pequena parcela das publicações estava direcionada ao TDAH na educação, o que serve de alerta para todo âmbito educacional. A escassez de trabalhos sobre TDAH na educação pode ser justificada pela dificuldade de publicações e pesquisas na área educacional; escassez de intervenções de projetos e soluções em âmbito educacional. Diante da carência de conteúdos de discussões sobre o TDAH e educação, faz-se necessário promover mais estudos relacionados ao tema. Desta forma, é importante a continuidade na formação dos profissionais da educação e intervenção familiar durante o processo de desenvolvimento do estudante com TDAH, sendo necessárias práticas pedagógicas inclusivas.

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