Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL COMO FERRAMENTA PARA UM ENSINO EMANCIPATÓRIO E PLURAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (2023-2024)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130218
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1620
    "inscrito_id" => 8097
    "titulo" => "A OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL COMO FERRAMENTA PARA UM ENSINO EMANCIPATÓRIO E PLURAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (2023-2024)"
    "resumo" => "Este trabalho parte do interesse de analisar as contribuições da participação na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) entre os anos de 2023 e 2024. O marco temporal é definido a partir da experiência de uma professora de História que decide estimular seus estudantes a participarem no ano de 2023, no contexto da educação privada no município de Parnamirim, no Rio Grande do Norte. Desde então, participou de 4 edições como professora orientadora, cada uma trazendo temáticas latentes aos desafios do tempo presente, sendo elas: a temática indígena, na 15ª ONHB; violência de gênero, na 3ª ONHB-A; cultura material, na 16ª ONHB; e o golpe militar, na 4ª ONHB-A. Esta competição é realizada de forma virtual, divididas em fases com perguntas e tarefas que são respondidas por equipes de 3 estudantes a partir do 8º ano do Ensino Fundamental, sob orientação de um professor de História. Para além dos benefícios de tornar o educando como sujeito ativo no processo de investigação, esta competição científica se demonstrou como formadora de princípios promotores da pluralidade no Ensino de História. Independente dos temas presentes, a cada nova questão são apresentados sujeitos diversos, levando os participantes a refletirem sobre os momentos históricos a partir de diferentes perspectivas, colaborando para o debate sobre desigualdades e cidadania. Desse modo, demonstraremos como as participações contribuíram para a formação de estudantes mais questionadores da realidade, empáticos e atentos à sua participação política na sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID8097_TB1620_10032025201901.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBECA NADINE DE ARAÚJO PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "Rebeca Paiva"
    "autor_email" => "rebecanadine@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130218
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1620
    "inscrito_id" => 8097
    "titulo" => "A OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL COMO FERRAMENTA PARA UM ENSINO EMANCIPATÓRIO E PLURAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (2023-2024)"
    "resumo" => "Este trabalho parte do interesse de analisar as contribuições da participação na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) entre os anos de 2023 e 2024. O marco temporal é definido a partir da experiência de uma professora de História que decide estimular seus estudantes a participarem no ano de 2023, no contexto da educação privada no município de Parnamirim, no Rio Grande do Norte. Desde então, participou de 4 edições como professora orientadora, cada uma trazendo temáticas latentes aos desafios do tempo presente, sendo elas: a temática indígena, na 15ª ONHB; violência de gênero, na 3ª ONHB-A; cultura material, na 16ª ONHB; e o golpe militar, na 4ª ONHB-A. Esta competição é realizada de forma virtual, divididas em fases com perguntas e tarefas que são respondidas por equipes de 3 estudantes a partir do 8º ano do Ensino Fundamental, sob orientação de um professor de História. Para além dos benefícios de tornar o educando como sujeito ativo no processo de investigação, esta competição científica se demonstrou como formadora de princípios promotores da pluralidade no Ensino de História. Independente dos temas presentes, a cada nova questão são apresentados sujeitos diversos, levando os participantes a refletirem sobre os momentos históricos a partir de diferentes perspectivas, colaborando para o debate sobre desigualdades e cidadania. Desse modo, demonstraremos como as participações contribuíram para a formação de estudantes mais questionadores da realidade, empáticos e atentos à sua participação política na sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID8097_TB1620_10032025201901.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBECA NADINE DE ARAÚJO PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "Rebeca Paiva"
    "autor_email" => "rebecanadine@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho parte do interesse de analisar as contribuições da participação na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) entre os anos de 2023 e 2024. O marco temporal é definido a partir da experiência de uma professora de História que decide estimular seus estudantes a participarem no ano de 2023, no contexto da educação privada no município de Parnamirim, no Rio Grande do Norte. Desde então, participou de 4 edições como professora orientadora, cada uma trazendo temáticas latentes aos desafios do tempo presente, sendo elas: a temática indígena, na 15ª ONHB; violência de gênero, na 3ª ONHB-A; cultura material, na 16ª ONHB; e o golpe militar, na 4ª ONHB-A. Esta competição é realizada de forma virtual, divididas em fases com perguntas e tarefas que são respondidas por equipes de 3 estudantes a partir do 8º ano do Ensino Fundamental, sob orientação de um professor de História. Para além dos benefícios de tornar o educando como sujeito ativo no processo de investigação, esta competição científica se demonstrou como formadora de princípios promotores da pluralidade no Ensino de História. Independente dos temas presentes, a cada nova questão são apresentados sujeitos diversos, levando os participantes a refletirem sobre os momentos históricos a partir de diferentes perspectivas, colaborando para o debate sobre desigualdades e cidadania. Desse modo, demonstraremos como as participações contribuíram para a formação de estudantes mais questionadores da realidade, empáticos e atentos à sua participação política na sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.