Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUINDO PERCURSOS FORMATIVOS CONTEXTUAIS DA DOCÊNCIA: REFLEXÕES ANTIRRACISTAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130163
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1544
    "inscrito_id" => 3879
    "titulo" => "CONSTRUINDO PERCURSOS FORMATIVOS CONTEXTUAIS DA DOCÊNCIA: REFLEXÕES ANTIRRACISTAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL."
    "resumo" => "A Educação Infantil veste-se de espaços/tempos de inserção de bebês e crianças nas creches e pré-escolas brasileiras, onde experiências e vivências com seus pares e com os adultos, constroem pensamentos, reflexões e atuações no mundo social e, agindo no contexto aprendendo, produzindo e constituindo a visão de si e do mundo. Neste contexto emerge as necessidades formativas docentes, entre elas, a promoção das leis 10.639/03 e 11.625/08 que demarcam obrigatoriedade no reconhecimento e aprofundamento das expressões histórico-político-cultural da população afro-brasileira e africana. Objetivou-se valorizar a diversidade étnico-cultural no contexto da educação infantil, promovendo formação docente de práticas cotidianas no enfrentamento do racismo, visando o pleno desenvolvimento das crianças na escola pesquisada. Esta pesquisa participante, efetivada nos encontros/oficinas/entrevistas com 15 professoras sobre as práticas de racismo, reflexão e reconfiguração da escola como espaço antirracista. Integra um programa de formação continuada em EMEI na cidade de Aracaju/SE. Constitui a escola como local de formação situada e contextual para escuta das necessidades formativas docentes e suas práticas com os bebês e crianças. No referencial-conceitual-dialógico com os cotidianos, estudou-se leis (BRASIL, 2003, 2008), a educação para as relações étnicos raciais na educação (UNICEF, 2023), os impactos do racismo no desenvolvimento das crianças pequenas (GOMES, ARAUJO, 2023), a intrínseca relação entre a construção da educação antirracista para o desenvolvimento integral das crianças (BENTO, 2022), reflexões sobre a discriminação racial, naturalização do racismo e as consequências destes no âmbito educacional, social e humano (CAVALEIRO, 2000, 2024). Nesta formação experenciada, promoveu-se olhares de dentro das questões veladas de racismo como questões históricas e atuais, geracionais, pessoais e profissionais como pontos fundamentais para reconstrução de ações individuais e coletivas que vão além de réplicas de sequências didáticas em mês alusivo, mas efetivando a busca por consolidar uma rede de pertencimento, reflexão e diálogos antirracista pela comunidade escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID3879_TB1544_10032025180734.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANNA BRITTO OLIVEIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JULIANNA BRITTO"
    "autor_email" => "juliannabritto1980@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130163
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1544
    "inscrito_id" => 3879
    "titulo" => "CONSTRUINDO PERCURSOS FORMATIVOS CONTEXTUAIS DA DOCÊNCIA: REFLEXÕES ANTIRRACISTAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL."
    "resumo" => "A Educação Infantil veste-se de espaços/tempos de inserção de bebês e crianças nas creches e pré-escolas brasileiras, onde experiências e vivências com seus pares e com os adultos, constroem pensamentos, reflexões e atuações no mundo social e, agindo no contexto aprendendo, produzindo e constituindo a visão de si e do mundo. Neste contexto emerge as necessidades formativas docentes, entre elas, a promoção das leis 10.639/03 e 11.625/08 que demarcam obrigatoriedade no reconhecimento e aprofundamento das expressões histórico-político-cultural da população afro-brasileira e africana. Objetivou-se valorizar a diversidade étnico-cultural no contexto da educação infantil, promovendo formação docente de práticas cotidianas no enfrentamento do racismo, visando o pleno desenvolvimento das crianças na escola pesquisada. Esta pesquisa participante, efetivada nos encontros/oficinas/entrevistas com 15 professoras sobre as práticas de racismo, reflexão e reconfiguração da escola como espaço antirracista. Integra um programa de formação continuada em EMEI na cidade de Aracaju/SE. Constitui a escola como local de formação situada e contextual para escuta das necessidades formativas docentes e suas práticas com os bebês e crianças. No referencial-conceitual-dialógico com os cotidianos, estudou-se leis (BRASIL, 2003, 2008), a educação para as relações étnicos raciais na educação (UNICEF, 2023), os impactos do racismo no desenvolvimento das crianças pequenas (GOMES, ARAUJO, 2023), a intrínseca relação entre a construção da educação antirracista para o desenvolvimento integral das crianças (BENTO, 2022), reflexões sobre a discriminação racial, naturalização do racismo e as consequências destes no âmbito educacional, social e humano (CAVALEIRO, 2000, 2024). Nesta formação experenciada, promoveu-se olhares de dentro das questões veladas de racismo como questões históricas e atuais, geracionais, pessoais e profissionais como pontos fundamentais para reconstrução de ações individuais e coletivas que vão além de réplicas de sequências didáticas em mês alusivo, mas efetivando a busca por consolidar uma rede de pertencimento, reflexão e diálogos antirracista pela comunidade escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID3879_TB1544_10032025180734.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANNA BRITTO OLIVEIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JULIANNA BRITTO"
    "autor_email" => "juliannabritto1980@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Educação Infantil veste-se de espaços/tempos de inserção de bebês e crianças nas creches e pré-escolas brasileiras, onde experiências e vivências com seus pares e com os adultos, constroem pensamentos, reflexões e atuações no mundo social e, agindo no contexto aprendendo, produzindo e constituindo a visão de si e do mundo. Neste contexto emerge as necessidades formativas docentes, entre elas, a promoção das leis 10.639/03 e 11.625/08 que demarcam obrigatoriedade no reconhecimento e aprofundamento das expressões histórico-político-cultural da população afro-brasileira e africana. Objetivou-se valorizar a diversidade étnico-cultural no contexto da educação infantil, promovendo formação docente de práticas cotidianas no enfrentamento do racismo, visando o pleno desenvolvimento das crianças na escola pesquisada. Esta pesquisa participante, efetivada nos encontros/oficinas/entrevistas com 15 professoras sobre as práticas de racismo, reflexão e reconfiguração da escola como espaço antirracista. Integra um programa de formação continuada em EMEI na cidade de Aracaju/SE. Constitui a escola como local de formação situada e contextual para escuta das necessidades formativas docentes e suas práticas com os bebês e crianças. No referencial-conceitual-dialógico com os cotidianos, estudou-se leis (BRASIL, 2003, 2008), a educação para as relações étnicos raciais na educação (UNICEF, 2023), os impactos do racismo no desenvolvimento das crianças pequenas (GOMES, ARAUJO, 2023), a intrínseca relação entre a construção da educação antirracista para o desenvolvimento integral das crianças (BENTO, 2022), reflexões sobre a discriminação racial, naturalização do racismo e as consequências destes no âmbito educacional, social e humano (CAVALEIRO, 2000, 2024). Nesta formação experenciada, promoveu-se olhares de dentro das questões veladas de racismo como questões históricas e atuais, geracionais, pessoais e profissionais como pontos fundamentais para reconstrução de ações individuais e coletivas que vão além de réplicas de sequências didáticas em mês alusivo, mas efetivando a busca por consolidar uma rede de pertencimento, reflexão e diálogos antirracista pela comunidade escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.