UMA VITRINE PARA A VIDA: MOSTRA DE PROFISSÕES DA EJA DA ESCOLA ISABEL OSCARLINA MARQUES.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133184 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5709 "inscrito_id" => 4256 "titulo" => "UMA VITRINE PARA A VIDA: MOSTRA DE PROFISSÕES DA EJA DA ESCOLA ISABEL OSCARLINA MARQUES." "resumo" => "O resumo descreve um relato de experiência voltado para os alunos da 3ª Série do Ensino Médio/EJA, com o objetivo de incentivá-los a planejar a sua vida profissional após a conclusão da Educação Básica. A proposta é interdisciplinar, articulando saberes e vivências educacionais para ajudar esses estudantes a construir um planejamento para a vida acadêmica e profissional. O projeto é desenvolvido no ambiente escolar, onde os professores apresentam temas previamente elaborados e os alunos são desafiados a escolher uma profissão, pesquisar sobre ela (incluindo oferta de empregos, salários e relevância social) e preparar uma apresentação oral para o público. A culminância ocorre em uma mostra, na qual os alunos se caracterizam de acordo com as profissões escolhidas e apresentam as ferramentas de trabalho relacionadas a cada uma. Cada aluno tem um estande para organizar e apresentar ao público a relevância da profissão escolhida, contribuindo para a construção de caminhos profissionais futuros. O projeto se inspira na Pedagogia Decolonial que valoriza múltiplos espaços de conhecimento e pesquisa, fazendo com que o estudante reconheça a si como protagonista da pesquisa, além disso, busca proporcionar aos alunos uma tomada de consciência sobre seu empoderamento acadêmico e profissional. O trabalho é baseado em leituras de produções acadêmicas como Fully (2023), inspirado nas pesquisas de Paulo Freire (1994) e Marlene Santos (2022), destacando a importância da educação como ferramenta de transformação social e pessoal." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4256_TB5709_08042025132830.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVELINE DA SILVA MEDEIROS BATISTA" "autor_nome_curto" => "EVELINE" "autor_email" => "evelinesmbatista@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133184 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5709 "inscrito_id" => 4256 "titulo" => "UMA VITRINE PARA A VIDA: MOSTRA DE PROFISSÕES DA EJA DA ESCOLA ISABEL OSCARLINA MARQUES." "resumo" => "O resumo descreve um relato de experiência voltado para os alunos da 3ª Série do Ensino Médio/EJA, com o objetivo de incentivá-los a planejar a sua vida profissional após a conclusão da Educação Básica. A proposta é interdisciplinar, articulando saberes e vivências educacionais para ajudar esses estudantes a construir um planejamento para a vida acadêmica e profissional. O projeto é desenvolvido no ambiente escolar, onde os professores apresentam temas previamente elaborados e os alunos são desafiados a escolher uma profissão, pesquisar sobre ela (incluindo oferta de empregos, salários e relevância social) e preparar uma apresentação oral para o público. A culminância ocorre em uma mostra, na qual os alunos se caracterizam de acordo com as profissões escolhidas e apresentam as ferramentas de trabalho relacionadas a cada uma. Cada aluno tem um estande para organizar e apresentar ao público a relevância da profissão escolhida, contribuindo para a construção de caminhos profissionais futuros. O projeto se inspira na Pedagogia Decolonial que valoriza múltiplos espaços de conhecimento e pesquisa, fazendo com que o estudante reconheça a si como protagonista da pesquisa, além disso, busca proporcionar aos alunos uma tomada de consciência sobre seu empoderamento acadêmico e profissional. O trabalho é baseado em leituras de produções acadêmicas como Fully (2023), inspirado nas pesquisas de Paulo Freire (1994) e Marlene Santos (2022), destacando a importância da educação como ferramenta de transformação social e pessoal." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4256_TB5709_08042025132830.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVELINE DA SILVA MEDEIROS BATISTA" "autor_nome_curto" => "EVELINE" "autor_email" => "evelinesmbatista@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }