Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALÉM DOS LIMITES: FORMANDO CARREIRAS EQUITATIVAS E TRANSFORMADORAS PARA OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129544
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 731
    "inscrito_id" => 7373
    "titulo" => "ALÉM DOS LIMITES: FORMANDO CARREIRAS EQUITATIVAS E TRANSFORMADORAS PARA OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "O presente estudo explora a formação do jovem no ensino médio para o mercado de trabalho. Foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma vivência prática nas profissões que desejam seguir. Tendo em vista que a inserção dos jovens no mercado de trabalho é um desafio contemporâneo que exige estratégias inovadoras e inclusivas. Para tanto foi necessário criar oportunidades para todos os alunos, independentemente de seu gênero: promover um ambiente educacional inclusivo e preparar os jovens para um futuro profissional mais igualitário. Realizou-se assim um levantamento de interesses e habilidades através de um questionário para identificar os interesses profissionais dos alunos, suas habilidades e suas percepções sobre estereótipos de gênero em diferentes profissões, cujos os dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Esse levantamento permitiu uma personalização das seguintes atividades; palestras, exploração de carreiras, agendamento de visitas as empresas, laboratórios e instituições. Diante disso verificou-se, que os estudantes se tornaram mais engajados e dispostos a explorar novas oportunidades, permitiu que os jovens visualizassem de forma concreta o que era necessário para ingressar nas profissões de seu interesse, oferecendo-lhes insights valiosos sobre as habilidades técnicas e comportamentais exigidas. Essa experiência prática também permitiu que os alunos compreendessem a dinâmica do ambiente corporativo, a importância da comunicação e do trabalho em equipe, e o impacto da tecnologia nas transformações das profissões. Os quais permitiram à seguinte conclusão: a integração de atividades práticas e discussões sobre igualdade de gênero e mercado de trabalho, alinhadas aos interesses e habilidades dos alunos, representa uma estratégia eficaz para a preparação dos jovens para o mundo profissional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID7373_TB731_02032025144541.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE DE OLIVEIRA VITO"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE"
    "autor_email" => "crisvitooliver@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129544
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 731
    "inscrito_id" => 7373
    "titulo" => "ALÉM DOS LIMITES: FORMANDO CARREIRAS EQUITATIVAS E TRANSFORMADORAS PARA OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "O presente estudo explora a formação do jovem no ensino médio para o mercado de trabalho. Foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma vivência prática nas profissões que desejam seguir. Tendo em vista que a inserção dos jovens no mercado de trabalho é um desafio contemporâneo que exige estratégias inovadoras e inclusivas. Para tanto foi necessário criar oportunidades para todos os alunos, independentemente de seu gênero: promover um ambiente educacional inclusivo e preparar os jovens para um futuro profissional mais igualitário. Realizou-se assim um levantamento de interesses e habilidades através de um questionário para identificar os interesses profissionais dos alunos, suas habilidades e suas percepções sobre estereótipos de gênero em diferentes profissões, cujos os dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Esse levantamento permitiu uma personalização das seguintes atividades; palestras, exploração de carreiras, agendamento de visitas as empresas, laboratórios e instituições. Diante disso verificou-se, que os estudantes se tornaram mais engajados e dispostos a explorar novas oportunidades, permitiu que os jovens visualizassem de forma concreta o que era necessário para ingressar nas profissões de seu interesse, oferecendo-lhes insights valiosos sobre as habilidades técnicas e comportamentais exigidas. Essa experiência prática também permitiu que os alunos compreendessem a dinâmica do ambiente corporativo, a importância da comunicação e do trabalho em equipe, e o impacto da tecnologia nas transformações das profissões. Os quais permitiram à seguinte conclusão: a integração de atividades práticas e discussões sobre igualdade de gênero e mercado de trabalho, alinhadas aos interesses e habilidades dos alunos, representa uma estratégia eficaz para a preparação dos jovens para o mundo profissional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID7373_TB731_02032025144541.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE DE OLIVEIRA VITO"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE"
    "autor_email" => "crisvitooliver@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo explora a formação do jovem no ensino médio para o mercado de trabalho. Foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma vivência prática nas profissões que desejam seguir. Tendo em vista que a inserção dos jovens no mercado de trabalho é um desafio contemporâneo que exige estratégias inovadoras e inclusivas. Para tanto foi necessário criar oportunidades para todos os alunos, independentemente de seu gênero: promover um ambiente educacional inclusivo e preparar os jovens para um futuro profissional mais igualitário. Realizou-se assim um levantamento de interesses e habilidades através de um questionário para identificar os interesses profissionais dos alunos, suas habilidades e suas percepções sobre estereótipos de gênero em diferentes profissões, cujos os dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Esse levantamento permitiu uma personalização das seguintes atividades; palestras, exploração de carreiras, agendamento de visitas as empresas, laboratórios e instituições. Diante disso verificou-se, que os estudantes se tornaram mais engajados e dispostos a explorar novas oportunidades, permitiu que os jovens visualizassem de forma concreta o que era necessário para ingressar nas profissões de seu interesse, oferecendo-lhes insights valiosos sobre as habilidades técnicas e comportamentais exigidas. Essa experiência prática também permitiu que os alunos compreendessem a dinâmica do ambiente corporativo, a importância da comunicação e do trabalho em equipe, e o impacto da tecnologia nas transformações das profissões. Os quais permitiram à seguinte conclusão: a integração de atividades práticas e discussões sobre igualdade de gênero e mercado de trabalho, alinhadas aos interesses e habilidades dos alunos, representa uma estratégia eficaz para a preparação dos jovens para o mundo profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.