A BIBLIOTECA SEVERINO SOARES E O CAPS FLOR DA MATA: A LEITURA COMO ATIVIDADE TERAPÊUTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129285 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 352 "inscrito_id" => 4382 "titulo" => "A BIBLIOTECA SEVERINO SOARES E O CAPS FLOR DA MATA: A LEITURA COMO ATIVIDADE TERAPÊUTICA" "resumo" => "Este estudo apresenta a ‘Leitura’ como uma das funções sociais da biblioteca Municipal Severino Soares como ponto de apoio na melhoria da qualidade de vida do usuário do Centro de Atenção Psicossocial – denominado Flor da Mata. O objetivo foi de identificar indicadores que apontam a leitura como uma atividade terapêutica provedora na mediação ao estímulo cognitivo e bem estar no desenvolvimento integral da pessoa usuária do CAPS Flor da Mata do município de Paudalho/PE. Tudo o que segue e, em particular, a leitura do ponto de vista a tudo que acaba de ser dito, é essencial: refiro-me à ênfase atribuída à equidade. O referencial teórico metodológico pauta-se nos estudos de Nice (1966); Almeida (2007); Soares (2007); Freire (1991) em um estudo de caso descritivo e interpretativo, Yin (2005); seguido pelo viés da marca pragmática de Campoy (2019); à pesquisa de natureza qualitativa Minayo (2012), utilizou-se como instrumentos de investigatição a entrevista semiestruturada Triviños (1987) e a observação participante Lapassade (2005) Dos sujeitos participantes voluntários – uma professora readaptada em função pedagógica na biblioteca, uma psicóloga, um usuário do CAPS e a coordenadora da biblioteca supracitada, o marco temporal 2024. Os principais resultados apontaram a leitura e o acesso à informação como uma atividade terapêutica com efeitos positivos, contribuindo para facilitar expressão emocional, estímulo cognitivo, bem como o desenvolvimento integral da pessoa e do ser social dos usuários do CAPS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4382_TB352_14022025092629.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA CRISTINA DE ARAÚJO EVANGELISTA" "autor_nome_curto" => "EVANGELISTA" "autor_email" => "lucianaevangelista21@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129285 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 352 "inscrito_id" => 4382 "titulo" => "A BIBLIOTECA SEVERINO SOARES E O CAPS FLOR DA MATA: A LEITURA COMO ATIVIDADE TERAPÊUTICA" "resumo" => "Este estudo apresenta a ‘Leitura’ como uma das funções sociais da biblioteca Municipal Severino Soares como ponto de apoio na melhoria da qualidade de vida do usuário do Centro de Atenção Psicossocial – denominado Flor da Mata. O objetivo foi de identificar indicadores que apontam a leitura como uma atividade terapêutica provedora na mediação ao estímulo cognitivo e bem estar no desenvolvimento integral da pessoa usuária do CAPS Flor da Mata do município de Paudalho/PE. Tudo o que segue e, em particular, a leitura do ponto de vista a tudo que acaba de ser dito, é essencial: refiro-me à ênfase atribuída à equidade. O referencial teórico metodológico pauta-se nos estudos de Nice (1966); Almeida (2007); Soares (2007); Freire (1991) em um estudo de caso descritivo e interpretativo, Yin (2005); seguido pelo viés da marca pragmática de Campoy (2019); à pesquisa de natureza qualitativa Minayo (2012), utilizou-se como instrumentos de investigatição a entrevista semiestruturada Triviños (1987) e a observação participante Lapassade (2005) Dos sujeitos participantes voluntários – uma professora readaptada em função pedagógica na biblioteca, uma psicóloga, um usuário do CAPS e a coordenadora da biblioteca supracitada, o marco temporal 2024. Os principais resultados apontaram a leitura e o acesso à informação como uma atividade terapêutica com efeitos positivos, contribuindo para facilitar expressão emocional, estímulo cognitivo, bem como o desenvolvimento integral da pessoa e do ser social dos usuários do CAPS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4382_TB352_14022025092629.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA CRISTINA DE ARAÚJO EVANGELISTA" "autor_nome_curto" => "EVANGELISTA" "autor_email" => "lucianaevangelista21@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }