Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A BIBLIOTECA SEVERINO SOARES E O CAPS FLOR DA MATA: A LEITURA COMO ATIVIDADE TERAPÊUTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129285
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 352
    "inscrito_id" => 4382
    "titulo" => "A BIBLIOTECA SEVERINO SOARES E O CAPS FLOR DA MATA: A LEITURA COMO ATIVIDADE TERAPÊUTICA"
    "resumo" => "Este estudo apresenta a ‘Leitura’ como uma das funções sociais da biblioteca Municipal Severino Soares como ponto de apoio na melhoria da qualidade de vida do usuário do Centro de Atenção Psicossocial – denominado Flor da Mata. O objetivo foi de identificar indicadores que apontam a leitura como uma atividade terapêutica provedora na mediação ao estímulo cognitivo e bem estar no desenvolvimento integral da pessoa usuária do CAPS Flor da Mata do município de Paudalho/PE. Tudo o que segue e, em particular, a leitura do ponto de vista a tudo que acaba de ser dito, é essencial: refiro-me à ênfase atribuída à equidade. O referencial teórico metodológico pauta-se nos estudos de Nice (1966); Almeida (2007); Soares (2007); Freire (1991) em um estudo de caso descritivo e interpretativo, Yin (2005); seguido pelo viés da marca pragmática de Campoy (2019); à pesquisa de natureza qualitativa Minayo (2012), utilizou-se como instrumentos de investigatição a entrevista semiestruturada Triviños (1987) e a observação participante Lapassade (2005) Dos sujeitos participantes voluntários – uma professora readaptada em função pedagógica na biblioteca, uma psicóloga, um usuário do CAPS e a coordenadora da biblioteca supracitada, o marco temporal 2024. Os principais resultados apontaram a leitura e o acesso à informação como uma atividade terapêutica com efeitos positivos, contribuindo para facilitar expressão emocional, estímulo cognitivo, bem como o desenvolvimento integral da pessoa e do ser social dos usuários do CAPS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4382_TB352_14022025092629.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA CRISTINA DE ARAÚJO EVANGELISTA"
    "autor_nome_curto" => "EVANGELISTA"
    "autor_email" => "lucianaevangelista21@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129285
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 352
    "inscrito_id" => 4382
    "titulo" => "A BIBLIOTECA SEVERINO SOARES E O CAPS FLOR DA MATA: A LEITURA COMO ATIVIDADE TERAPÊUTICA"
    "resumo" => "Este estudo apresenta a ‘Leitura’ como uma das funções sociais da biblioteca Municipal Severino Soares como ponto de apoio na melhoria da qualidade de vida do usuário do Centro de Atenção Psicossocial – denominado Flor da Mata. O objetivo foi de identificar indicadores que apontam a leitura como uma atividade terapêutica provedora na mediação ao estímulo cognitivo e bem estar no desenvolvimento integral da pessoa usuária do CAPS Flor da Mata do município de Paudalho/PE. Tudo o que segue e, em particular, a leitura do ponto de vista a tudo que acaba de ser dito, é essencial: refiro-me à ênfase atribuída à equidade. O referencial teórico metodológico pauta-se nos estudos de Nice (1966); Almeida (2007); Soares (2007); Freire (1991) em um estudo de caso descritivo e interpretativo, Yin (2005); seguido pelo viés da marca pragmática de Campoy (2019); à pesquisa de natureza qualitativa Minayo (2012), utilizou-se como instrumentos de investigatição a entrevista semiestruturada Triviños (1987) e a observação participante Lapassade (2005) Dos sujeitos participantes voluntários – uma professora readaptada em função pedagógica na biblioteca, uma psicóloga, um usuário do CAPS e a coordenadora da biblioteca supracitada, o marco temporal 2024. Os principais resultados apontaram a leitura e o acesso à informação como uma atividade terapêutica com efeitos positivos, contribuindo para facilitar expressão emocional, estímulo cognitivo, bem como o desenvolvimento integral da pessoa e do ser social dos usuários do CAPS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4382_TB352_14022025092629.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA CRISTINA DE ARAÚJO EVANGELISTA"
    "autor_nome_curto" => "EVANGELISTA"
    "autor_email" => "lucianaevangelista21@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo apresenta a ‘Leitura’ como uma das funções sociais da biblioteca Municipal Severino Soares como ponto de apoio na melhoria da qualidade de vida do usuário do Centro de Atenção Psicossocial – denominado Flor da Mata. O objetivo foi de identificar indicadores que apontam a leitura como uma atividade terapêutica provedora na mediação ao estímulo cognitivo e bem estar no desenvolvimento integral da pessoa usuária do CAPS Flor da Mata do município de Paudalho/PE. Tudo o que segue e, em particular, a leitura do ponto de vista a tudo que acaba de ser dito, é essencial: refiro-me à ênfase atribuída à equidade. O referencial teórico metodológico pauta-se nos estudos de Nice (1966); Almeida (2007); Soares (2007); Freire (1991) em um estudo de caso descritivo e interpretativo, Yin (2005); seguido pelo viés da marca pragmática de Campoy (2019); à pesquisa de natureza qualitativa Minayo (2012), utilizou-se como instrumentos de investigatição a entrevista semiestruturada Triviños (1987) e a observação participante Lapassade (2005) Dos sujeitos participantes voluntários – uma professora readaptada em função pedagógica na biblioteca, uma psicóloga, um usuário do CAPS e a coordenadora da biblioteca supracitada, o marco temporal 2024. Os principais resultados apontaram a leitura e o acesso à informação como uma atividade terapêutica com efeitos positivos, contribuindo para facilitar expressão emocional, estímulo cognitivo, bem como o desenvolvimento integral da pessoa e do ser social dos usuários do CAPS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.