O EXPERENCIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PLANTANDO SABERES E COLHENDO VIVÊNCIAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132503 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4819 "inscrito_id" => 11033 "titulo" => "O EXPERENCIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PLANTANDO SABERES E COLHENDO VIVÊNCIAS" "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido numa turma de 3 anos de idade da Educação Infantil em um CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil da Rede Municipal do Recife. O principal objetivo foi sensibilizar e conscientizar a todos sobre a importância das árvores e do meio ambiente, principalmente na primeira infância. Visando não só informar, mas inspirar e incentivar práticas sustentáveis e gerar ações que podem ser aplicadas em casa e na comunidade, tornando as crianças de hoje cidadãos responsáveis com a natureza e o planeta no futuro próximo, estimulando a curiosidade, a captação de diferentes estímulos ao nosso redor através dos sentidos e o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas. O percurso de atividades propostas está em alinhamento com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que é primordial para sistematizar o trabalho na Educação infantil ficando principalmente no eixo Experenciar. Nesse sentido, buscou-se priorizar o contato com a natureza, estruturando atividades e propostas lúdicas que foram organizadas numa sequência didática que iniciou com a leitura de um livro “A árvores sem folhas” de Fernando Alonso e em seguida foram acontecendo as demais etapas da sequência, sempre priorizando o contato direto com a natureza, usando os diversos sentidos do corpo como o cheirar, o tocar, o sentir, o ver e o apreciar, usufruindo do espaço pedagógico de dentro da própria Escola. Ao longo da sequência didática foi possível ver o brilho nos olhos das crianças com o desenvolvimento e crescimento de uma árvore plantada e cuidada por eles, sobretudo com a importância, preservação e a conscientização que devemos ter com a natureza e com o nosso planeta, transmitindo todo esse conhecimento, nossas vivências e práticas. Se faz necessário sempre falar e executar projetos sobre o meio ambiente e suas fontes para que possamos formar cidadãos conscientes e formadores de opiniões." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11033_TB4819_05042025160325.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYARA FERNANDA DO NASCIMENTO LOPES" "autor_nome_curto" => "NAYARA FERNANDA" "autor_email" => "nayarafnl@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE IGARASSU (FACIG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132503 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4819 "inscrito_id" => 11033 "titulo" => "O EXPERENCIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PLANTANDO SABERES E COLHENDO VIVÊNCIAS" "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido numa turma de 3 anos de idade da Educação Infantil em um CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil da Rede Municipal do Recife. O principal objetivo foi sensibilizar e conscientizar a todos sobre a importância das árvores e do meio ambiente, principalmente na primeira infância. Visando não só informar, mas inspirar e incentivar práticas sustentáveis e gerar ações que podem ser aplicadas em casa e na comunidade, tornando as crianças de hoje cidadãos responsáveis com a natureza e o planeta no futuro próximo, estimulando a curiosidade, a captação de diferentes estímulos ao nosso redor através dos sentidos e o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas. O percurso de atividades propostas está em alinhamento com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que é primordial para sistematizar o trabalho na Educação infantil ficando principalmente no eixo Experenciar. Nesse sentido, buscou-se priorizar o contato com a natureza, estruturando atividades e propostas lúdicas que foram organizadas numa sequência didática que iniciou com a leitura de um livro “A árvores sem folhas” de Fernando Alonso e em seguida foram acontecendo as demais etapas da sequência, sempre priorizando o contato direto com a natureza, usando os diversos sentidos do corpo como o cheirar, o tocar, o sentir, o ver e o apreciar, usufruindo do espaço pedagógico de dentro da própria Escola. Ao longo da sequência didática foi possível ver o brilho nos olhos das crianças com o desenvolvimento e crescimento de uma árvore plantada e cuidada por eles, sobretudo com a importância, preservação e a conscientização que devemos ter com a natureza e com o nosso planeta, transmitindo todo esse conhecimento, nossas vivências e práticas. Se faz necessário sempre falar e executar projetos sobre o meio ambiente e suas fontes para que possamos formar cidadãos conscientes e formadores de opiniões." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11033_TB4819_05042025160325.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYARA FERNANDA DO NASCIMENTO LOPES" "autor_nome_curto" => "NAYARA FERNANDA" "autor_email" => "nayarafnl@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE IGARASSU (FACIG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }