Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O EXPERENCIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PLANTANDO SABERES E COLHENDO VIVÊNCIAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido numa turma de 3 anos de idade da Educação Infantil em um CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil da Rede Municipal do Recife. O principal objetivo foi sensibilizar e conscientizar a todos sobre a importância das árvores e do meio ambiente, principalmente na primeira infância. Visando não só informar, mas inspirar e incentivar práticas sustentáveis e gerar ações que podem ser aplicadas em casa e na comunidade, tornando as crianças de hoje cidadãos responsáveis com a natureza e o planeta no futuro próximo, estimulando a curiosidade, a captação de diferentes estímulos ao nosso redor através dos sentidos e o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas. O percurso de atividades propostas está em alinhamento com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que é primordial para sistematizar o trabalho na Educação infantil ficando principalmente no eixo Experenciar. Nesse sentido, buscou-se priorizar o contato com a natureza, estruturando atividades e propostas lúdicas que foram organizadas numa sequência didática que iniciou com a leitura de um livro “A árvores sem folhas” de Fernando Alonso e em seguida foram acontecendo as demais etapas da sequência, sempre priorizando o contato direto com a natureza, usando os diversos sentidos do corpo como o cheirar, o tocar, o sentir, o ver e o apreciar, usufruindo do espaço pedagógico de dentro da própria Escola. Ao longo da sequência didática foi possível ver o brilho nos olhos das crianças com o desenvolvimento e crescimento de uma árvore plantada e cuidada por eles, sobretudo com a importância, preservação e a conscientização que devemos ter com a natureza e com o nosso planeta, transmitindo todo esse conhecimento, nossas vivências e práticas. Se faz necessário sempre falar e executar projetos sobre o meio ambiente e suas fontes para que possamos formar cidadãos conscientes e formadores de opiniões.

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