A DEFICIÊNCIA AUDITIVA NOS ESPAÇOS ESCOLARES: REFLEXÕES E ESTRATÉGIAS PARA UMA ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135244 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8729 "inscrito_id" => 2713 "titulo" => "A DEFICIÊNCIA AUDITIVA NOS ESPAÇOS ESCOLARES: REFLEXÕES E ESTRATÉGIAS PARA UMA ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA." "resumo" => "Este trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica realizada na disciplina de Educação Inclusiva na perspectiva da Educação Especial, ofertada no curso de Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), que tem como objetivo principal, apresentar os aspectos da acessibilidade e inclusão escolar, definindo o conceito, natureza e características. Com isso, serão tratadas da deficiência auditiva no ambiente escolar e as legislações que amparam o direito do aluno surdo a uma educação de qualidade e inclusiva. Além disso, destacaremos situações corriqueiras na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental em relação à acessibilidade pedagógica. Por último, serão abordadas atividades adaptadas destinadas ao público citado, com o intuito de promover a inclusão e a garantia de atender as especificidades das turmas. A acessibilidade no ambiente escolar diz respeito a uma série de fatores indissociáveis, que garante a inclusão e participação de toda a comunidade escolar. O referencial teórico estudado dialoga com documentos legais, além de pesquisadores(as) da Educação Especial, como Alves (2010), Gomes e Ficagna (2017), entre outros estudiosos que pensaram em uma educação equitativa para além do chão da sala de aula, na perspectiva de uma aprendizagem inclusiva. É importante destacar que a concretização da inclusão de crianças com deficiência nos meios sociais, ainda acontece de maneira processual e lenta, e a escola precisa refletir e avançar muito, pois tal público exige práticas pedagógicas que promovam, de fato, a inclusão e o desenvolvimento integral dos mesmos. Nesse sentido, é essencial que políticas públicas sejam aplicadas de maneira efetiva, garantindo a implementação de estratégias que respeitem e atendam às especificidades de cada estudante. Somente assim poderemos construir uma sociedade mais justa e acessível, onde a diversidade seja não apenas reconhecida, mas valorizada como parte essencial do processo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2713_TB8729_23062025220054.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA DAS CHAGAS FRAZÃO MAIA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA MAIA" "autor_email" => "francisca.frazao@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135244 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8729 "inscrito_id" => 2713 "titulo" => "A DEFICIÊNCIA AUDITIVA NOS ESPAÇOS ESCOLARES: REFLEXÕES E ESTRATÉGIAS PARA UMA ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA." "resumo" => "Este trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica realizada na disciplina de Educação Inclusiva na perspectiva da Educação Especial, ofertada no curso de Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), que tem como objetivo principal, apresentar os aspectos da acessibilidade e inclusão escolar, definindo o conceito, natureza e características. Com isso, serão tratadas da deficiência auditiva no ambiente escolar e as legislações que amparam o direito do aluno surdo a uma educação de qualidade e inclusiva. Além disso, destacaremos situações corriqueiras na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental em relação à acessibilidade pedagógica. Por último, serão abordadas atividades adaptadas destinadas ao público citado, com o intuito de promover a inclusão e a garantia de atender as especificidades das turmas. A acessibilidade no ambiente escolar diz respeito a uma série de fatores indissociáveis, que garante a inclusão e participação de toda a comunidade escolar. O referencial teórico estudado dialoga com documentos legais, além de pesquisadores(as) da Educação Especial, como Alves (2010), Gomes e Ficagna (2017), entre outros estudiosos que pensaram em uma educação equitativa para além do chão da sala de aula, na perspectiva de uma aprendizagem inclusiva. É importante destacar que a concretização da inclusão de crianças com deficiência nos meios sociais, ainda acontece de maneira processual e lenta, e a escola precisa refletir e avançar muito, pois tal público exige práticas pedagógicas que promovam, de fato, a inclusão e o desenvolvimento integral dos mesmos. Nesse sentido, é essencial que políticas públicas sejam aplicadas de maneira efetiva, garantindo a implementação de estratégias que respeitem e atendam às especificidades de cada estudante. Somente assim poderemos construir uma sociedade mais justa e acessível, onde a diversidade seja não apenas reconhecida, mas valorizada como parte essencial do processo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2713_TB8729_23062025220054.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA DAS CHAGAS FRAZÃO MAIA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA MAIA" "autor_email" => "francisca.frazao@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }