REPENSANDO O ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES SOBRE PEDAGOGIA CRÍTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129280 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 345 "inscrito_id" => 825 "titulo" => "REPENSANDO O ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES SOBRE PEDAGOGIA CRÍTICA" "resumo" => "Esse artigo intitulado Repensando o Ensino de Línguas: Reflexões sobre Pedagogia Crítica envolve uma abordagem que desafia as metodologias tradicionais de ensino, propondo uma reflexão sobre as práticas pedagógicas. A pedagogia crítica, influenciada por pensadores como Paulo Freire, visa transformar a educação em um processo emancipatório, no qual o aluno não é um receptor passivo de conhecimento, mas um sujeito ativo na construção do saber. No contexto de ensino de línguas, isso implica a busca por práticas que valorizem a diversidade cultural, as experiências e a identidade do aluno, em vez de apenas focar em normas linguísticas e gramáticas prescritivas. A pedagogia crítica propõe que o ensino de línguas deve ser um meio de promover a cidadania global, a reflexão sobre as desigualdades sociais e o reconhecimento das múltiplas formas de comunicação que existem além da língua padrão. Ao repensar as práticas pedagógicas, os educadores devem integrar aspectos socioculturais, considerando o contexto em que o aluno está inserido e suas necessidades reais de aprendizagem. Isso também envolve o uso de metodologias interativas e colaborativas, como projetos e discussões, que incentivem a participação ativa e o pensamento crítico. Assim, o ensino de línguas se torna um caminho para a formação de cidadãos críticos, conscientes de seu papel na sociedade e preparados para atuar de maneira autônoma e transformadora. Autores como bell hooks, Sávio Siqueira e Paulo Freire foram fundamentais para a realização deste." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID825_TB345_13022025162216.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIVAN OLIVEIRA GOMES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ELIVAN" "autor_email" => "elivan.gomes@edu.mt.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129280 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 345 "inscrito_id" => 825 "titulo" => "REPENSANDO O ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES SOBRE PEDAGOGIA CRÍTICA" "resumo" => "Esse artigo intitulado Repensando o Ensino de Línguas: Reflexões sobre Pedagogia Crítica envolve uma abordagem que desafia as metodologias tradicionais de ensino, propondo uma reflexão sobre as práticas pedagógicas. A pedagogia crítica, influenciada por pensadores como Paulo Freire, visa transformar a educação em um processo emancipatório, no qual o aluno não é um receptor passivo de conhecimento, mas um sujeito ativo na construção do saber. No contexto de ensino de línguas, isso implica a busca por práticas que valorizem a diversidade cultural, as experiências e a identidade do aluno, em vez de apenas focar em normas linguísticas e gramáticas prescritivas. A pedagogia crítica propõe que o ensino de línguas deve ser um meio de promover a cidadania global, a reflexão sobre as desigualdades sociais e o reconhecimento das múltiplas formas de comunicação que existem além da língua padrão. Ao repensar as práticas pedagógicas, os educadores devem integrar aspectos socioculturais, considerando o contexto em que o aluno está inserido e suas necessidades reais de aprendizagem. Isso também envolve o uso de metodologias interativas e colaborativas, como projetos e discussões, que incentivem a participação ativa e o pensamento crítico. Assim, o ensino de línguas se torna um caminho para a formação de cidadãos críticos, conscientes de seu papel na sociedade e preparados para atuar de maneira autônoma e transformadora. Autores como bell hooks, Sávio Siqueira e Paulo Freire foram fundamentais para a realização deste." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID825_TB345_13022025162216.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIVAN OLIVEIRA GOMES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ELIVAN" "autor_email" => "elivan.gomes@edu.mt.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }