O USO DE RECURSOS TICS NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129504 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 668 "inscrito_id" => 893 "titulo" => "O USO DE RECURSOS TICS NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: PERSPECTIVAS E DESAFIOS" "resumo" => "Este artigo analisa o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de línguas estrangeiras, com foco no espanhol, destacando suas potencialidades e desafios. As TICs se mostram eficazes no desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas — leitura, escrita, audição e fala — por meio de recursos como vídeos, aplicativos educativos e plataformas interativas, que favorecem a imersão e a prática contínua no idioma. Nesse sentido, o trabalho fundamenta-se nas contribuições de Moran (2007), que enfatiza o papel das TICs na promoção de uma aprendizagem autônoma e colaborativa, oferecendo aos alunos maior controle sobre seu processo de aprendizado. No que diz respeito à formação docente, Kenski (2012) explora as implicações pedagógicas dessa integração, destacando a necessidade de capacitação contínua dos professores e os desafios impostos pelas desigualdades no acesso à tecnologia. A teoria socioconstrutivista de Vygotsky (1984) reforça a importância da interação social e da mediação no ensino-aprendizagem, sublinhando o papel ativo do professor e a colaboração entre os alunos. Além disso, Gee (2003) introduz a gamificação, propondo o uso de jogos digitais como estratégias motivadoras para engajar os alunos e potencializar o aprendizado. Assim, o uso das TICs no ensino de línguas estrangeiras proporciona aos alunos um maior acesso a recursos digitais que favorecem a prática constante do idioma, promovendo maior imersão e ampliando as oportunidades de interação. Isso não apenas facilita o desenvolvimento das habilidades linguísticas, mas também contribui para o engajamento dos alunos nas atividades comunicativas, o que potencializa o aprendizado e a fluência no idioma." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID893_TB668_08042025230848.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE REGINA BRASIL DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Gabrielle" "autor_email" => "gabrielle.souza@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129504 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 668 "inscrito_id" => 893 "titulo" => "O USO DE RECURSOS TICS NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: PERSPECTIVAS E DESAFIOS" "resumo" => "Este artigo analisa o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de línguas estrangeiras, com foco no espanhol, destacando suas potencialidades e desafios. As TICs se mostram eficazes no desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas — leitura, escrita, audição e fala — por meio de recursos como vídeos, aplicativos educativos e plataformas interativas, que favorecem a imersão e a prática contínua no idioma. Nesse sentido, o trabalho fundamenta-se nas contribuições de Moran (2007), que enfatiza o papel das TICs na promoção de uma aprendizagem autônoma e colaborativa, oferecendo aos alunos maior controle sobre seu processo de aprendizado. No que diz respeito à formação docente, Kenski (2012) explora as implicações pedagógicas dessa integração, destacando a necessidade de capacitação contínua dos professores e os desafios impostos pelas desigualdades no acesso à tecnologia. A teoria socioconstrutivista de Vygotsky (1984) reforça a importância da interação social e da mediação no ensino-aprendizagem, sublinhando o papel ativo do professor e a colaboração entre os alunos. Além disso, Gee (2003) introduz a gamificação, propondo o uso de jogos digitais como estratégias motivadoras para engajar os alunos e potencializar o aprendizado. Assim, o uso das TICs no ensino de línguas estrangeiras proporciona aos alunos um maior acesso a recursos digitais que favorecem a prática constante do idioma, promovendo maior imersão e ampliando as oportunidades de interação. Isso não apenas facilita o desenvolvimento das habilidades linguísticas, mas também contribui para o engajamento dos alunos nas atividades comunicativas, o que potencializa o aprendizado e a fluência no idioma." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID893_TB668_08042025230848.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE REGINA BRASIL DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Gabrielle" "autor_email" => "gabrielle.souza@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }