Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RUMO À EDUCAÇÃO ONLINE DE QUALIDADE: UMA ANÁLISE DA LITERATURA E SUAS LACUNAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124802
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 32
    "inscrito_id" => 2097
    "titulo" => "RUMO À EDUCAÇÃO ONLINE DE QUALIDADE: UMA ANÁLISE DA LITERATURA E SUAS LACUNAS"
    "resumo" => "Uma das transformações mais marcantes da educação na era digital é o crescimento da oferta de cursos online, especialmente no ensino superior. Embora esse fenômeno já fosse observado há décadas, a pandemia de COVID-19 intensificou significativamente sua expansão. No entanto, apesar de sua popularidade crescente, a educação online é frequentemente considerada inferior à educação presencial no discurso popular. Um dos principais desafios enfrentados por cursos online são as taxas de evasão, que permanecem significativamente mais altas em comparação às de cursos presenciais. Esses dados ressaltam a necessidade urgente de pesquisas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino em ambientes digitais. Este estudo apresenta uma análise crítica da literatura sobre educação online, sintetizando contribuições relevantes e explorando lacunas ainda pouco investigadas que podem orientar o desenvolvimento de práticas mais eficazes no ensino e na aprendizagem online. Os resultados revelam que os estudos na área têm privilegiado aspectos observáveis das interações em ambientes online, como a participação em discussões de classe e o feedback oferecido por professores ou pares. No entanto, as experiências subjetivas dos aprendizes e seu papel no processo de construção de significado permanecem amplamente negligenciadas. Essa lacuna aponta para uma limitação importante nas abordagens existentes, indicando a necessidade de ampliar a compreensão sobre as experiências subjetivas dos estudantes ao longo dos seus processos de aprendizagem. Argumenta-se que um foco mais aprofundado nessas dimensões pode contribuir para a criação de ambientes de aprendizagem online mais enriquecedores e eficazes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2097_TB32_14102025140640.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA"
    "autor_email" => "bruna.mazzer@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124802
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 32
    "inscrito_id" => 2097
    "titulo" => "RUMO À EDUCAÇÃO ONLINE DE QUALIDADE: UMA ANÁLISE DA LITERATURA E SUAS LACUNAS"
    "resumo" => "Uma das transformações mais marcantes da educação na era digital é o crescimento da oferta de cursos online, especialmente no ensino superior. Embora esse fenômeno já fosse observado há décadas, a pandemia de COVID-19 intensificou significativamente sua expansão. No entanto, apesar de sua popularidade crescente, a educação online é frequentemente considerada inferior à educação presencial no discurso popular. Um dos principais desafios enfrentados por cursos online são as taxas de evasão, que permanecem significativamente mais altas em comparação às de cursos presenciais. Esses dados ressaltam a necessidade urgente de pesquisas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino em ambientes digitais. Este estudo apresenta uma análise crítica da literatura sobre educação online, sintetizando contribuições relevantes e explorando lacunas ainda pouco investigadas que podem orientar o desenvolvimento de práticas mais eficazes no ensino e na aprendizagem online. Os resultados revelam que os estudos na área têm privilegiado aspectos observáveis das interações em ambientes online, como a participação em discussões de classe e o feedback oferecido por professores ou pares. No entanto, as experiências subjetivas dos aprendizes e seu papel no processo de construção de significado permanecem amplamente negligenciadas. Essa lacuna aponta para uma limitação importante nas abordagens existentes, indicando a necessidade de ampliar a compreensão sobre as experiências subjetivas dos estudantes ao longo dos seus processos de aprendizagem. Argumenta-se que um foco mais aprofundado nessas dimensões pode contribuir para a criação de ambientes de aprendizagem online mais enriquecedores e eficazes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2097_TB32_14102025140640.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA"
    "autor_email" => "bruna.mazzer@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Uma das transformações mais marcantes da educação na era digital é o crescimento da oferta de cursos online, especialmente no ensino superior. Embora esse fenômeno já fosse observado há décadas, a pandemia de COVID-19 intensificou significativamente sua expansão. No entanto, apesar de sua popularidade crescente, a educação online é frequentemente considerada inferior à educação presencial no discurso popular. Um dos principais desafios enfrentados por cursos online são as taxas de evasão, que permanecem significativamente mais altas em comparação às de cursos presenciais. Esses dados ressaltam a necessidade urgente de pesquisas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino em ambientes digitais. Este estudo apresenta uma análise crítica da literatura sobre educação online, sintetizando contribuições relevantes e explorando lacunas ainda pouco investigadas que podem orientar o desenvolvimento de práticas mais eficazes no ensino e na aprendizagem online. Os resultados revelam que os estudos na área têm privilegiado aspectos observáveis das interações em ambientes online, como a participação em discussões de classe e o feedback oferecido por professores ou pares. No entanto, as experiências subjetivas dos aprendizes e seu papel no processo de construção de significado permanecem amplamente negligenciadas. Essa lacuna aponta para uma limitação importante nas abordagens existentes, indicando a necessidade de ampliar a compreensão sobre as experiências subjetivas dos estudantes ao longo dos seus processos de aprendizagem. Argumenta-se que um foco mais aprofundado nessas dimensões pode contribuir para a criação de ambientes de aprendizagem online mais enriquecedores e eficazes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.