Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS LÚDICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ESPAÇO DE APRENDIZAGEM ATIVA: UM CASO NO MUNICÍPIO DE PORTEL/PA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho descreve uma experiência dos Jogos Lúdicos da Educação Infantil realizado do ano de 2022 a 2024, no município de Portel, mesorregião do Marajó – Estado do Pará, que busca a desenvolver habilidades cognitivas e motoras, e garantindo o direito ao brincar, pois a escola apresenta-se como local propício de articulação, organização e criação de momentos que estimulem a brincadeira como ferramenta metodológica do desenvolvimento integral da criança. Este trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objetivos (1) Compreender se os professores de educação infantil reconhecem os Jogos Lúdicos como um evento que oportuniza a (re)construção do conhecimento ao mesmo tempo em que torna-se um espaço de aprendizagem; (2) Conhecer as estratégias adotadas pelos professores para desenvolver as habilidades e competências dentro do trabalho com Jogos Lúdicos e; (3) Investigar como os professores que atuam na Educação Infantil em escolas públicas, localizadas no Município de Portel, Pará, compreendem a proposta dos Jogos Lúdicos Municipal. Os principais autores utilizados Kishimoto, Vygotsky, Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação infantil. É evidente, a partir dos resultados obtidos na pesquisa realizada com os professores participantes que os Jogos Lúdicos constituem uma importante ferramenta para promover a interdisciplinaridade nas escolas, e consequentemente nas salas de aulas.

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