WEBQUEST POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA: INTEGRAÇÃO DOS PASSOS DAS UEPS DE MOREIRA E DOS ATRIBUTOS CRÍTICOS DE DODGE.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128999 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9786 "inscrito_id" => 20283 "titulo" => "WEBQUEST POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA: INTEGRAÇÃO DOS PASSOS DAS UEPS DE MOREIRA E DOS ATRIBUTOS CRÍTICOS DE DODGE." "resumo" => "Este artigo propõe um modelo de WebQuest Potencialmente Significativa, fundamentado na articulação entre os oito passos das Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), delineadas por Marcos Moreira, e os seis atributos críticos propostos por Bernie Dodge em sua formulação original das WebQuests. A discussão parte da constatação de que muitos trabalhos rotulados como WebQuests configuram-se, na prática, como WebExercises, caracterizados por tarefas de mera busca e reprodução de informações, sem efetivo potencial para a construção de significados. Assim, faz-se necessária a explicitação de critérios que assegurem um design pedagógico coerente com os princípios da aprendizagem significativa de Ausubel e Moreira, em consonância com os atributos estruturais da proposta de Dodge. A análise enfatiza que uma WebQuest só atinge seu caráter significativo quando promove a integração entre a investigação orientada, mediada por fontes digitais previamente selecionadas, e a organização sequencial das etapas da UEPS, que buscam promover a ancoragem de novos conceitos ao conhecimento prévio do estudante. A comparação com os WebExercises evidencia que a simples utilização da internet não garante inovação pedagógica, sendo imprescindível a elaboração de tarefas que estimulem a reflexão, a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora. Por fim, o artigo apresenta uma proposta de critérios e passos para o desenvolvimento de WebQuests Potencialmente Significativas, capazes de aliar rigor teórico e aplicabilidade prática, especialmente no ensino de Ciências, ampliando o engajamento discente e a efetiva compreensão conceitual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20283_TB9786_30102025181000.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEORGE FONTENELLE COSTA" "autor_nome_curto" => "GEORGE" "autor_email" => "fisicafontenelle@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128999 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9786 "inscrito_id" => 20283 "titulo" => "WEBQUEST POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA: INTEGRAÇÃO DOS PASSOS DAS UEPS DE MOREIRA E DOS ATRIBUTOS CRÍTICOS DE DODGE." "resumo" => "Este artigo propõe um modelo de WebQuest Potencialmente Significativa, fundamentado na articulação entre os oito passos das Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), delineadas por Marcos Moreira, e os seis atributos críticos propostos por Bernie Dodge em sua formulação original das WebQuests. A discussão parte da constatação de que muitos trabalhos rotulados como WebQuests configuram-se, na prática, como WebExercises, caracterizados por tarefas de mera busca e reprodução de informações, sem efetivo potencial para a construção de significados. Assim, faz-se necessária a explicitação de critérios que assegurem um design pedagógico coerente com os princípios da aprendizagem significativa de Ausubel e Moreira, em consonância com os atributos estruturais da proposta de Dodge. A análise enfatiza que uma WebQuest só atinge seu caráter significativo quando promove a integração entre a investigação orientada, mediada por fontes digitais previamente selecionadas, e a organização sequencial das etapas da UEPS, que buscam promover a ancoragem de novos conceitos ao conhecimento prévio do estudante. A comparação com os WebExercises evidencia que a simples utilização da internet não garante inovação pedagógica, sendo imprescindível a elaboração de tarefas que estimulem a reflexão, a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora. Por fim, o artigo apresenta uma proposta de critérios e passos para o desenvolvimento de WebQuests Potencialmente Significativas, capazes de aliar rigor teórico e aplicabilidade prática, especialmente no ensino de Ciências, ampliando o engajamento discente e a efetiva compreensão conceitual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20283_TB9786_30102025181000.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEORGE FONTENELLE COSTA" "autor_nome_curto" => "GEORGE" "autor_email" => "fisicafontenelle@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }