Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CAMPO MAIOR-PI

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128991
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9765
    "inscrito_id" => 21308
    "titulo" => "A PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CAMPO MAIOR-PI"
    "resumo" => "O presente trabalho, oriundo de uma pesquisa de conclusão de curso, aborda a educação ambiental, tema pertinente a ser debatido na sociedade, especialmente durante a infância. Tem como perspectivas os cuidados para preservação do meio ambiente na educação infantil, tais conhecimentos que devem ser mediados pela prática docente e sociedade. O trabalho tem como título: A prática docente no contexto da educação ambiental na educação infantil em uma escola da rede municipal de Campo Maior-PI. O presente estudo tem como objetivo geral investigar a prática docente em educação ambiental em uma escola da rede municipal e urbana de ensino infantil da cidade de Campo Maior-PI. Quanto aos específicos: a) Caracterizar a prática docente em educação ambiental na educação infantil em uma escola municipal; b) Conhecer os recursos didáticos utilizados pelos docentes para promoção da educação ambiental; e c) Reconhecer os contributos da formação inicial e continuada em educação ambiental para os professores do ensino infantil. A pesquisa tem a seguinte problemática: como ocorre a prática docente em educação ambiental nas escolas municipais urbanas de ensino infantil da cidade de Campo Maior-PI? O estudo contempla uma pesquisa qualitativa, decorrente de uma pesquisa de campo, realizada em uma escola da zona urbana Municipal de Campo Maior, e teve como participantes três professoras da rede de ensino da referida escola. Os estudos principais foram embasados em Franco (2012); Luckesi (2014); Nóvoa (2012); Santinelo, Royer e Zanatta (2016). Os resultados oriundos da pesquisa evidenciaram que as participantes utilizam de diferentes metodologias para o ensino da educação ambiental, em seus recursos destacam-se cartazes, vídeos e músicas; quanto a formação continuada, ela contribui com o êxito do ensino e melhor prepara os professores para abordar as temáticas ambientais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID21308_TB9765_27102025105512.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA FERNANDA DA SILVA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "nandaalvesmariana@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128991
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9765
    "inscrito_id" => 21308
    "titulo" => "A PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CAMPO MAIOR-PI"
    "resumo" => "O presente trabalho, oriundo de uma pesquisa de conclusão de curso, aborda a educação ambiental, tema pertinente a ser debatido na sociedade, especialmente durante a infância. Tem como perspectivas os cuidados para preservação do meio ambiente na educação infantil, tais conhecimentos que devem ser mediados pela prática docente e sociedade. O trabalho tem como título: A prática docente no contexto da educação ambiental na educação infantil em uma escola da rede municipal de Campo Maior-PI. O presente estudo tem como objetivo geral investigar a prática docente em educação ambiental em uma escola da rede municipal e urbana de ensino infantil da cidade de Campo Maior-PI. Quanto aos específicos: a) Caracterizar a prática docente em educação ambiental na educação infantil em uma escola municipal; b) Conhecer os recursos didáticos utilizados pelos docentes para promoção da educação ambiental; e c) Reconhecer os contributos da formação inicial e continuada em educação ambiental para os professores do ensino infantil. A pesquisa tem a seguinte problemática: como ocorre a prática docente em educação ambiental nas escolas municipais urbanas de ensino infantil da cidade de Campo Maior-PI? O estudo contempla uma pesquisa qualitativa, decorrente de uma pesquisa de campo, realizada em uma escola da zona urbana Municipal de Campo Maior, e teve como participantes três professoras da rede de ensino da referida escola. Os estudos principais foram embasados em Franco (2012); Luckesi (2014); Nóvoa (2012); Santinelo, Royer e Zanatta (2016). Os resultados oriundos da pesquisa evidenciaram que as participantes utilizam de diferentes metodologias para o ensino da educação ambiental, em seus recursos destacam-se cartazes, vídeos e músicas; quanto a formação continuada, ela contribui com o êxito do ensino e melhor prepara os professores para abordar as temáticas ambientais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID21308_TB9765_27102025105512.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA FERNANDA DA SILVA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "nandaalvesmariana@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho, oriundo de uma pesquisa de conclusão de curso, aborda a educação ambiental, tema pertinente a ser debatido na sociedade, especialmente durante a infância. Tem como perspectivas os cuidados para preservação do meio ambiente na educação infantil, tais conhecimentos que devem ser mediados pela prática docente e sociedade. O trabalho tem como título: A prática docente no contexto da educação ambiental na educação infantil em uma escola da rede municipal de Campo Maior-PI. O presente estudo tem como objetivo geral investigar a prática docente em educação ambiental em uma escola da rede municipal e urbana de ensino infantil da cidade de Campo Maior-PI. Quanto aos específicos: a) Caracterizar a prática docente em educação ambiental na educação infantil em uma escola municipal; b) Conhecer os recursos didáticos utilizados pelos docentes para promoção da educação ambiental; e c) Reconhecer os contributos da formação inicial e continuada em educação ambiental para os professores do ensino infantil. A pesquisa tem a seguinte problemática: como ocorre a prática docente em educação ambiental nas escolas municipais urbanas de ensino infantil da cidade de Campo Maior-PI? O estudo contempla uma pesquisa qualitativa, decorrente de uma pesquisa de campo, realizada em uma escola da zona urbana Municipal de Campo Maior, e teve como participantes três professoras da rede de ensino da referida escola. Os estudos principais foram embasados em Franco (2012); Luckesi (2014); Nóvoa (2012); Santinelo, Royer e Zanatta (2016). Os resultados oriundos da pesquisa evidenciaram que as participantes utilizam de diferentes metodologias para o ensino da educação ambiental, em seus recursos destacam-se cartazes, vídeos e músicas; quanto a formação continuada, ela contribui com o êxito do ensino e melhor prepara os professores para abordar as temáticas ambientais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.