Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA INFANTIL E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: COMO A LITERATURA INFANTIL PODE CONTRIBUIR NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DAS CRIANÇAS?

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127451
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5909
    "inscrito_id" => 13992
    "titulo" => "LITERATURA INFANTIL E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: COMO A LITERATURA INFANTIL PODE CONTRIBUIR NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DAS CRIANÇAS?"
    "resumo" => "O estudo aqui proposto tem por objetivo compreender a importância da literatura infantil para o processo de construção das identidades étnico raciais das crianças negras. Este trabalho de caráter qualitativo foi realizado a partir de quatro obras de literatura infantil que tive contato durante a minha graduação em Pedagogia, sendo elas, Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado(1986), Betina, de Nilma Lino Gomes(2011),O mundo no Black Power de Tayó, de Kiusam de Oliveira(2013) e o Black Power de Akin, de Kiusam de Oliveira(2020).Através da análise destes livros tive o intuito de compreender como as histórias infantis e a representação de personagens negros podem influenciar na maneira como as crianças se reconhecem, se aceitam e se identificam.Apoiado em estudiosos como COELHO(2000), GOMES(2005), HALL(2006), ARAÚJO(2018), ROSA(2022), ANASTÁCIO (2023), entre outros, a pesquisa se debruçou sobre as concepções de identidade, sobre a literatura como um agente de formação e sobre os fatores que contribuem para a construção da identidade negra. Os resultados apontam para uma evolução no que diz respeito à representação dos personagens negros, em que a valorização do cabelo natrural e a ancestralidade surgem como agentes fundamentais para o processo de construção de uma identidade étnica afirmativa. Ainda, foi possível perceber que quanto mais antiga a obra, maiores as chances de uma representação de personagens negros estereotipados, com base em fundamentos racistas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13992_TB5909_10112025233031.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KETHELYN DE FREITAS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "KETHELYN"
    "autor_email" => "kethelyndefreitassouza88@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127451
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5909
    "inscrito_id" => 13992
    "titulo" => "LITERATURA INFANTIL E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: COMO A LITERATURA INFANTIL PODE CONTRIBUIR NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DAS CRIANÇAS?"
    "resumo" => "O estudo aqui proposto tem por objetivo compreender a importância da literatura infantil para o processo de construção das identidades étnico raciais das crianças negras. Este trabalho de caráter qualitativo foi realizado a partir de quatro obras de literatura infantil que tive contato durante a minha graduação em Pedagogia, sendo elas, Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado(1986), Betina, de Nilma Lino Gomes(2011),O mundo no Black Power de Tayó, de Kiusam de Oliveira(2013) e o Black Power de Akin, de Kiusam de Oliveira(2020).Através da análise destes livros tive o intuito de compreender como as histórias infantis e a representação de personagens negros podem influenciar na maneira como as crianças se reconhecem, se aceitam e se identificam.Apoiado em estudiosos como COELHO(2000), GOMES(2005), HALL(2006), ARAÚJO(2018), ROSA(2022), ANASTÁCIO (2023), entre outros, a pesquisa se debruçou sobre as concepções de identidade, sobre a literatura como um agente de formação e sobre os fatores que contribuem para a construção da identidade negra. Os resultados apontam para uma evolução no que diz respeito à representação dos personagens negros, em que a valorização do cabelo natrural e a ancestralidade surgem como agentes fundamentais para o processo de construção de uma identidade étnica afirmativa. Ainda, foi possível perceber que quanto mais antiga a obra, maiores as chances de uma representação de personagens negros estereotipados, com base em fundamentos racistas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13992_TB5909_10112025233031.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KETHELYN DE FREITAS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "KETHELYN"
    "autor_email" => "kethelyndefreitassouza88@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O estudo aqui proposto tem por objetivo compreender a importância da literatura infantil para o processo de construção das identidades étnico raciais das crianças negras. Este trabalho de caráter qualitativo foi realizado a partir de quatro obras de literatura infantil que tive contato durante a minha graduação em Pedagogia, sendo elas, Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado(1986), Betina, de Nilma Lino Gomes(2011),O mundo no Black Power de Tayó, de Kiusam de Oliveira(2013) e o Black Power de Akin, de Kiusam de Oliveira(2020).Através da análise destes livros tive o intuito de compreender como as histórias infantis e a representação de personagens negros podem influenciar na maneira como as crianças se reconhecem, se aceitam e se identificam.Apoiado em estudiosos como COELHO(2000), GOMES(2005), HALL(2006), ARAÚJO(2018), ROSA(2022), ANASTÁCIO (2023), entre outros, a pesquisa se debruçou sobre as concepções de identidade, sobre a literatura como um agente de formação e sobre os fatores que contribuem para a construção da identidade negra. Os resultados apontam para uma evolução no que diz respeito à representação dos personagens negros, em que a valorização do cabelo natrural e a ancestralidade surgem como agentes fundamentais para o processo de construção de uma identidade étnica afirmativa. Ainda, foi possível perceber que quanto mais antiga a obra, maiores as chances de uma representação de personagens negros estereotipados, com base em fundamentos racistas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.