A HISTÓRIA DAS MULHERES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS DE APLICAÇÃO DA LEI 14.986/24
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A lei acompanha a trajetória de lutas, encabeçada pelas próprias mulheres, que tem no movimento feminista seu principal expoente e surge no cenário nacional como mais uma política educacional voltada para atender demandas sociais de grupos historicamente marginalizados. Este texto tem como objetivo refletir sobre a aplicação da lei 14.986/24, na perspectiva do currículo da Educação Física escolar abordando trajetórias de mulheres que protagonizaram a presença feminina na área do esporte. A metodologia adotada foi a análise bibliográfica. O referencial teórico está ancorado em autores como Azevedo (2004) e Savini (2008) que tratam da formulação e implementação das políticas educacionais como derivadas da articulação social e materializadas pela ação do Estado para equilibrar as desigualdades. Perrot (2007) e Hooks (2017) que apontam para a importância de lançar um novo olhar para a história das mulheres, desconstruindo padrões e rompendo a barreira do anonimato. 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