Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINANDO A TRANSGREDIR NA INFÂNCIA: O AUTORRETRATO COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo contribui ao XI Congresso Nacional de Educação (CONEDU) e explora experiências com autorretratos na Educação Infantil. A pesquisa foi realizada com crianças de quatro anos da Secretaria Municipal de Educação (SME) no CIEP Municipal do Rio de Janeiro, visando fortalecer as relações étnico-raciais por meio das Artes Visuais. As propostas aqui apresentadas alinham-se à Lei 10.639/2003, que obriga o ensino da história e cultura afro-brasileira, promovendo identidades negras e combatendo o racismo na infância. O autorretrato na Educação Infantil possibilita a construção de identidades afirmativas e a problematização de estereótipos raciais. Trabalhar essa temática com crianças exige curiosidade, paciência e partilha. É essencial criar, brincar e experimentar para promover uma educação antirracista. O autorretrato é uma estratégia para conhecer as crianças e suas percepções de mundo. A identidade infantil pode ser analisada a partir de Stuart Hall (2006), que discute identidade cultural e transformações contemporâneas. Nilma Lino Gomes (2017) destaca a necessidade de uma educação que supere o racismo e valorize identidades negras. Bell hooks (1994) defende práticas pedagógicas libertadoras e Ana Mae Barbosa (2008) reforça a importância da imagem no ensino da arte. Essas ideias dialogam com Kabengele Munanga (1999), sobre a mestiçagem no Brasil, e Glória Anzaldúa (1987), sobre subjetividades híbridas e autorrepresentação. A escola é um espaço contínuo de construção. Educar crianças para a realidade racial é urgente, e o autorretrato se mostra um instrumento potente para essa reflexão e transformação.

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