Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GENTILEZA QUE INSPIRA: UMA PRÁTICA NO CAMINHO DE CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128851
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9409
    "inscrito_id" => 20420
    "titulo" => "GENTILEZA QUE INSPIRA: UMA PRÁTICA NO CAMINHO DE CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ"
    "resumo" => "Com o objetivo de contribuir na construção de um ambiente escolar mais respeitoso, empático e que valorize as individualidades bem como as potencialidades para a construção do coletivo, desenvolveu-se a atividade Gentileza que Inspira, com estudantes do ensino fundamental, séries finais, de uma escola pública de Vila Velha, ES. A atividade é parte das ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A proposta articulou o estudo biográfico da figura do profeta Gentileza, a expressão e o compartilhamento de expectativas dos estudantes sobre o tema em uma roda de conversa, e a produção textual que culminaram na construção e a exposição de cartazes com mensagens de gentileza aplicadas ao ambiente escolar, incentivando ações cotidianas no caminho do estabelecimento de uma cultura de paz. Além da relevância pedagógica, essa ação se insere na formação inicial de professores, ao possibilitar uma análise crítica das relações escolares, do clima institucional e do potencial transformador das práticas humanizadoras, que contribuem no estabelecimento de uma cultura de paz nas escolas. A proposta oportunizou reflexões críticas sobre atitudes cotidianas e o papel da gentileza como ferramenta pedagógica. Isso porque os resultados evidenciaram o desejo dos estudantes em se expressarem no ambiente escolar e trabalharem a temática, colaborando na construção de melhorias para a convivência escolar. A prática também estimulou a cooperação entre os alunos, ao mesmo tempo em que favoreceu a formação de vínculos saudáveis na turma. Ainda evidenciou-se como uma ação positiva e replicável para outros espaços escolares. Também considera-se tratar de uma prática educativa valiosa capaz de reafirmar a escola como espaço de construção de valores humanos, conhecimento e convivência democrática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20420_TB9409_28102025162554.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAVÍNIA LOPES RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "LAVÍNIA"
    "autor_email" => "lavinial.ramos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128851
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9409
    "inscrito_id" => 20420
    "titulo" => "GENTILEZA QUE INSPIRA: UMA PRÁTICA NO CAMINHO DE CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ"
    "resumo" => "Com o objetivo de contribuir na construção de um ambiente escolar mais respeitoso, empático e que valorize as individualidades bem como as potencialidades para a construção do coletivo, desenvolveu-se a atividade Gentileza que Inspira, com estudantes do ensino fundamental, séries finais, de uma escola pública de Vila Velha, ES. A atividade é parte das ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A proposta articulou o estudo biográfico da figura do profeta Gentileza, a expressão e o compartilhamento de expectativas dos estudantes sobre o tema em uma roda de conversa, e a produção textual que culminaram na construção e a exposição de cartazes com mensagens de gentileza aplicadas ao ambiente escolar, incentivando ações cotidianas no caminho do estabelecimento de uma cultura de paz. Além da relevância pedagógica, essa ação se insere na formação inicial de professores, ao possibilitar uma análise crítica das relações escolares, do clima institucional e do potencial transformador das práticas humanizadoras, que contribuem no estabelecimento de uma cultura de paz nas escolas. A proposta oportunizou reflexões críticas sobre atitudes cotidianas e o papel da gentileza como ferramenta pedagógica. Isso porque os resultados evidenciaram o desejo dos estudantes em se expressarem no ambiente escolar e trabalharem a temática, colaborando na construção de melhorias para a convivência escolar. A prática também estimulou a cooperação entre os alunos, ao mesmo tempo em que favoreceu a formação de vínculos saudáveis na turma. Ainda evidenciou-se como uma ação positiva e replicável para outros espaços escolares. Também considera-se tratar de uma prática educativa valiosa capaz de reafirmar a escola como espaço de construção de valores humanos, conhecimento e convivência democrática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20420_TB9409_28102025162554.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAVÍNIA LOPES RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "LAVÍNIA"
    "autor_email" => "lavinial.ramos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Com o objetivo de contribuir na construção de um ambiente escolar mais respeitoso, empático e que valorize as individualidades bem como as potencialidades para a construção do coletivo, desenvolveu-se a atividade Gentileza que Inspira, com estudantes do ensino fundamental, séries finais, de uma escola pública de Vila Velha, ES. A atividade é parte das ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A proposta articulou o estudo biográfico da figura do profeta Gentileza, a expressão e o compartilhamento de expectativas dos estudantes sobre o tema em uma roda de conversa, e a produção textual que culminaram na construção e a exposição de cartazes com mensagens de gentileza aplicadas ao ambiente escolar, incentivando ações cotidianas no caminho do estabelecimento de uma cultura de paz. Além da relevância pedagógica, essa ação se insere na formação inicial de professores, ao possibilitar uma análise crítica das relações escolares, do clima institucional e do potencial transformador das práticas humanizadoras, que contribuem no estabelecimento de uma cultura de paz nas escolas. A proposta oportunizou reflexões críticas sobre atitudes cotidianas e o papel da gentileza como ferramenta pedagógica. Isso porque os resultados evidenciaram o desejo dos estudantes em se expressarem no ambiente escolar e trabalharem a temática, colaborando na construção de melhorias para a convivência escolar. A prática também estimulou a cooperação entre os alunos, ao mesmo tempo em que favoreceu a formação de vínculos saudáveis na turma. Ainda evidenciou-se como uma ação positiva e replicável para outros espaços escolares. Também considera-se tratar de uma prática educativa valiosa capaz de reafirmar a escola como espaço de construção de valores humanos, conhecimento e convivência democrática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.